Um dos jogos mais esperados da liga nacional de futebol americano vai acontecer na Arena do Jacaré, no sábado, 19 de novembro, às 17h. A semifinal entre BH Eagles e Santa Maria Soldiers (RS) promete agitar a cidade e levar grande público ao estádio para assistir a um dos esportes que mais cresce no Brasil.
O jogo tem apoio da Câmara já que o presidente Fabrício Nascimento (PRB) teve participação importante para que a partida fosse realizada em Sete Lagoas. Acionado pelo Secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique (PRB), com quem tem relacionamento estreito, Fabrício conseguiu junto à prefeitura a cessão do estádio para a semifinal da liga nacional.
Uma reunião na secretaria municipal de Esportes, nessa quinta-feira (10), definiu alguns detalhes do evento. O diretor da confederação mineira de futebol americano e dirigente do BH Eagles, Bruno Guilherme, esteve com o presidente do Legislativo, o secretário municipal de Esportes, César Maciel, e com o gestor da Arena do Jacaré, o ex-jogador Alves, para acertar algumas ações de promoção da partida.
Na próxima semana atletas paramentados farão visitas a escolas da cidade para apresentar um pouco mais sobre o esporte. “É uma oportunidade de as pessoas terem contato com o futebol americano”, explica Bruno. A expectativa dos realizadores é de que aproximadamente 10 mil pessoas acompanhem a semifinal.
Ficou definido também que o BH Eagles fará outras ações para divulgação da modalidade em Sete Lagoas, como a realização de peneiras, além de abrigar outras partidas do time. Um projeto social da equipe com crianças também deverá acontecer na cidade.
Futebol americano
O Futebol Americano é um esporte que se baseia na velocidade, na agilidade, na força bruta e na capacidade tática de seus jogadores. Estes trabalham em equipe empurrando, bloqueando ou perseguindo os adversários para que a bola possa avançar pelo território até a zona de pontuação. O jogo é formado por várias jogadas de curta duração que se estendem pelo tempo total da partida, uma hora. Substituições são permitidas entre todas as jogadas, fazendo do jogo altamente tático e estratégico.
Os 11 jogadores de cada time em campo possuem funções bastante definidas e específicas dentro das complexas estratégias elaboradas. Os times devem somar o máximo de pontos possíveis no jogo, sendo que a jogada mais valiosa é a penetração na endzone, o fundo do campo adversário. Esta jogada possui um nome mundialmente famoso, touchdown, e vale seis pontos e o direito de um chute ao gol valendo um ponto ou uma nova corrida até a endzone valendo dois pontos. O único caso em que a equipe pode pontuar sem a posse da bola é quando derruba o adversário com a bola em sua própria endzone. Os 60 minutos de jogo são divididos em dois tempos que possuem um intervalo cada. Ou seja, o jogo é jogado em quartos de 15 minutos. Quando o jogo termina empatado, joga-se uma prorrogação na qual vence o primeiro time a pontuar.
Mín. 16° Máx. 28°