Quinta, 28 de Novembro de 2024
31°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde IMUNIZAÇÃO

Falta de doses freia vacinação contra a Covid-19 no Brasil

Apesar dos atrasos, o ministro da Saúde garantiu em audiência no Senado que toda a população será vacinada antes do final do ano e metade antes de junho

13/02/2021 às 10h26
Por: Redação Fonte: Mega cidade com Otempo
Compartilhe:

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, onde a imunização da população começou tardiamente, já está ameaçada pela falta de doses, segundo informações de autoridades de vários estados.

No Rio de Janeiro, cidade com mais mortes (quase 20 mil desde o início da pandemia), a prefeitura alertou em nota que só tem doses suficientes para vacinar "até sábado".

“Esperamos a chegada de novas doses na próxima semana. Caso contrário, a vacinação será interrompida”, afirmou.

Em outras duas cidades, São Gonçalo e Niterói, a vacinação já está suspensa há vários dias.

O mesmo ocorre com Salvador da Bahia, que interrompeu a vacinação dos profissionais da saúde e atrasou o início da vacinação de pessoas com entre 80 e 84 anos, que deveria começar nesta semana.

No estado de São Paulo, o mais rico e populoso do país com 212 milhões de habitantes, as autoridades sanitárias também tiveram que adiar o início da vacinação para essa faixa etária até 1º de março.

"As datas foram definidas de acordo com o número de vacinas disponíveis. E não são suficientes", disse Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde de São Paulo, ao  Uol.

No Brasil, segundo país com mais mortes por coronavírus (236 mil), atrás dos Estados Unidos, a vacinação começou há apenas três semanas. Nos Estados Unidos, em alguns países da União Europeia e em outros países da América do Sul, como a Argentina, havia começado no final de 2020.

Até o momento, cerca de 12 milhões de doses de vacinas - a CoronaVac do laboratório chinês Sinovac e a anglo-sueca AstraZeneca - já foram distribuídas para todos os estados do Brasil e mais de 4,5 milhões de pessoas já foram vacinadas.

Segundo o jornal O Globo, 70% das doses restantes são reservadas para garantir que os já vacinados recebam a segunda dose.

A distribuição das novas doses da CoronaVac deve ser retomada no dia 23 de fevereiro, após a chegada nos últimos dias a São Paulo de suprimentos da China que permitirão a produção de mais de 17 milhões de unidades.

Mais de 2,7 milhões de doses do AstraZeneca também devem estar disponíveis em março.

Apesar dos atrasos, o ministro da Saúde garantiu na quinta-feira em audiência no Senado que toda a população será vacinada antes do final do ano e metade antes de junho.

Muito criticado pelo manejo da pandemia, o governo do presidente Jair Bolsonaro espera receber 210,4 milhões de doses da vacina AstraZeneca durante o ano e 100 milhões de CoronaVac até o final de agosto.

Rio garante vacina até dia 16

Um dia após a prefeitura do Rio informar que só poderia garantir a vacinação contra a covid-19 até este sábado, 13, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou que o calendário seguirá normalmente até pelo menos a próxima terça-feira, 16. Depois disso, a cidade precisará repensar sua estratégia de imunização caso novas doses não cheguem.

"A gente já vacinou todo grupo acima de 90 anos, e até amanhã (sábado) a gente vacina todo mundo do grupo acima de 85 anos. Na segunda-feira a gente vai garantir as doses do grupo de 84 anos, e na terça-feira, que seria feriado, todas as clínicas da família estarão fazendo a segunda dose nos institutos de longa permanência, e também vão vacinar nos postos o grupo de 83 anos", comentou Soranz nesta sexta.

E explicou: "(Depois disso), há algumas possibilidades para que a gente continue a campanha de vacinação sem alterar o calendário, que é a remessa de novas doses pelo Ministério da Saúde ou uma negociação para a utilização da segunda dose desse lote de 50 mil que a gente recebeu esta semana."

Na terça-feira passada, o Rio retirou 50 mil vacinas a que tinha direito junto ao governo do Estado. Pela programação inicial, elas deveriam ser utilizadas para aplicação da primeira e da segunda doses, mas o secretário abriu a possibilidade que sejam usadas apenas para a primeira aplicação no próximo grupo prioritário.

"Como estas doses que começaram a ser aplicadas a partir de ontem (quinta) podem ser aplicadas (a segunda dose) no mês de março, se tiver a garantia do Instituto Butantan de que (chegarão mais) na primeira semana de março ou no fim de fevereiro, o governo do Estado e o governo federal podem liberar a todos os municípios do País de utilizarem essas doses de coronavac. É muito importante ter esse sentimento de urgência para vacinar", afirmou o secretário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h09 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 31°

Sex 31°C 19°C
Sáb 28°C 19°C
Dom 25°C 20°C
Seg 27°C 19°C
Ter 27°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio