A busca pelo título do Campeonato Brasileiro 2020 ainda está viva na mente dos jogadores do Atlético-MG, mas o objetivo é bastante improvável. O Galo entra em campo neste sábado, diante do Bahia, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, tendo de tirar uma diferença de cinco pontos para o líder Internacional. E são os confrontos contra times que brigam contra o rebaixamento que complicaram o time de Sampaoli ao longo da trajetória.
O Bahia está na 16ª colocação, a primeira fora do Z-4, e já derrotou o Atlético no primeiro turno - por 3 a 1. Entre os quatro primeiros colocados do Brasileiro, o Galo (em terceiro) tem o pior aproveitamento nos embates diante das equipes desesperadas na parte inferior da tabela: Sport, Fortaleza, Bahia, Vasco, Goiás, Coritiba e o já rebaixado Botafogo.
O vice-líder Flamengo, colado no Inter na tabela geral de classificação, tem 90% de rendimento contra os piores times do Brasileiro. Não perdeu, em 14 jogos. O Colorado aparece com 66,6% de aproveitamento, e o São Paulo, quarto lugar, soma 71,8%.
O Botafogo, já rebaixado com antecedência, venceu apenas quatro partidas no Brasileirão, e um dos derrotados foi justamente o Galo, no Rio de Janeiro, no começo do torneio. Sport, Coritiba e Palmeiras foram as outras vítimas do clube carioca.
Recentemente, o Atlético derrotou o Fortaleza (15º) em casa, mas perdeu para Vasco e Goiás nos campos dos adversários. Irá encarar o Sport Recife, 14º lugar, na Ilha do Retiro no próximo fim de semana. O Leão arrancou pontos do Atlético no Mineirão, em empate sem gols.
Melhor mandante do torneio, o time de Sampaoli tem o Gigante da Pampulha como aliado para encarar o Bahia. O Atlético tem 42 pontos em 17 jogos em casa pelos pontos corridos de 2020, contra 40 pontos do Internacional, que já fez 18 jogos.
Aproveitamento dos times do G-4 contra os times desesperados
Flamengo:
São Paulo:
Internacional:
Atlético-MG:
Mín. 16° Máx. 23°