A China comemora o Ano-Novo nesta sexta-feira (12), celebrado como o ano do Boi. Diferentemente do calendário gregoriano, com 365 dias, o oriental é seguido de acordo com os ciclos da lua. Após 12 fases completas do satélite natural da Terra, os chineses celebram a chegada de um novo ciclo do planeta. O Ano-Novo corresponde a 4719 e termina em 31 de janeiro de 2022 e é o feriado mais importante do país.
O boi, na cultura chinesa, é um signo atribuído ao trabalho. “Isso porque o boi exerce um trabalho muito pesado ao arar as plantações de arroz”, afirma o professor Lu Ing Xieng, que dá aulas de mandarim da escola Xue Ju, em Belo Horizonte.
De acordo com ele, é um ano em que tende ao foco e à determinação. "Como o boi, é preciso manter os pés firmes no chão", avalia.
Chineses se reuniram para celebrar o Ano-Novo chinês - Foto: AFP
O astrólogo Elias, do canal de Youtube Astro Elias, corrobora com a ideia do professor. "É provavel que as promoções apareçam depois de fevereiro. O ano será o de maiores realizações financeiras", afirma.
O que fazer para ter um ano positivo?
Entre as superstições associadas ao Ano Novo Lunar é recomendado não lavar ou cortar o cabelo no primeiro dia e usar a cor vermelha, para garantir prosperidade.
Thierry Chow, mestre de feng shui residente em Hong Kong, explica que, embora o animal seja um boi, o metal é predominante no novo ano lunar. Esse elemento representa qualquer coisa brilhante, desde joias até a agulha de uma seringa.
Portanto, é recomendado que se use amarelo ou dourado ao longo desta sexta-feira. Além disso, pode-se usar objetos da mesma cor em casa. "De preferência, que você sempre coloque do lado direito da sua casa, seguindo a ordem do Feng Shui", comenta o astrólogo Elias.
Além disso, é recomendado focar em trabalhos em grupo e tomar cuidado com os sentimentos de egoísmo. É preciso também se atentar à saúde: controlar a alimentação e fazer exercícios físicos.
Calendário
No calendário chinês, os anos são dedicados a animais - 12 -, que se intercalam: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco (ou javali).
Covid-19
Pela segunda vez, o novo ano é marcado pela pandemia do novo coronavírus. O governo da China apelou às famílias para que celebrem de forma virtual. Mas as iluminações de lanternas e a ida a templos atraem muitas pessoas às ruas.
Segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, a pandemia de covid-19 trouxe grande incerteza e perturbação. No entanto, ele ressaltou que "em 2021, devemos nos unir para combater o vírus, tomar medidas sobre o clima e construir uma forte recuperação da pandemia".
No campo do amor, é o ano de realizações palpáveis. Ou seja, pode ser que os compromissos sejam firmados, como casamento, noivado ou namoro. "É um ano de decisões", diz.
Mín. 17° Máx. 27°