O elenco do Cruzeiro se reapresenta para a pré-temporada na segunda-feira, mas ainda passará por reformulação. Nem todos os jogadores à disposição ficarão na Toca, além, claro, de algumas contratações a serem confirmadas nos próximos dias. Dentro dessa situação, o planejamento é de que Felipe Conceição conte com cerca de 30 atletas para a temporada.
Em entrevista ao podcast Clássico Mineiro, do ge, André Mazzuco, diretor de futebol do Cruzeiro, disse que essa situação foi acertada pela diretoria, em conjunto com a comissão técnica. O número, claro, não é exato, inclusive pela possibilidade de promoção de jogadores da base.
- Eu tenho trocado ideia com o Felipe. A gente precisa trabalhar com um elenco que nos dê um número importante para a competição, mas que não passe, em média, de 30 jogadores. É um número aproximado, porque acaba tendo algumas variações, com jogadores da base.
Segundo Mazzuco, a ideia de ter um elenco mais enxuto visa a possibilidade de a comissão técnica dar “mais atenção” a todos os atletas à disposição.
- Não justifica ter um elenco inchado, quando você quer desenvolver um trabalho. Para desenvolver um trabalho, você precisa dar atenção a todo o elenco, então a gente tem trabalhado nessa linha, para ter esse espaço e para que a gente possa ter um elenco coeso para a temporada toda.
Em relação ao elenco do ano passado, Rafael Luiz, Machado, Jadsom Silva, Arthur Caíke e Sassá saíram, sendo que o clube ainda tenta viabilizar o retorno de Machado, que pertence ao Grêmio. Outros jogadores do grupo, que se apresentará na segunda-feira, têm situação indefinida.
Em meio a esta situação, o clube também trabalha para buscar reforços. O volante Matheus Barbosa já tem acerto confirmado. Alan Ruschel, Matheus Neris, Marcinho e Felipe Augusto também têm acerto encaminhado. A tendência é de que não pare por aí, apesar de Mazzuco preferir não citar o número de contratações pretendidas.
- Sobre reforços, a gente não tem um número específico, mas vai ao encontro ao número total do elenco, qualificando as posições que a gente entende que são necessárias.
Na temporada de 2020, o Cruzeiro utilizou 56 jogadores, até em função da reformulação que passou no elenco por conta do rebaixamento no ano anterior. Diversos jogadores "bateram e voltaram" na base, outros reforços foram embora e alguns outros treinaram separados, como Daniel Guedes e Giovanni Palmieri, que terminaram a temporada desta forma.
Mín. 16° Máx. 23°