As chances de título Brasileiro do Atlético são quase nulas e o foco principal agora é garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores, mas o Galo tem pela frente outra equipe que também briga na parte de cima da tabela, o Fluminense. Alvinegros e tricolores se enfrentam, nesta quarta-feira (10), às 21h30, no Maracanã, pela 35ª rodada.
A última rodada em que o Galo foi líder do campeonato foi na 16ª, quando enfrentou, no primeiro turno, justamente o time carioca e empatou em 1 a 1. Na sequência, o Atlético perdeu para o Bahia por 3 a 1 e perdeu também a liderança na tabela. Desde então, o Galo não esteve mais na primeira colocação. Ficou no G-4 durante todas as rodadas seguintes, mas sem conseguir chegar no topo da tabela.
Para conseguir retornar a tão sonhada liderança, o Galo só tem mais quatro jogos. Além do confronto com o Fluminense, o Atlético enfrenta o Bahia, no sábado (13), às 19h, no Mineirão, viaja até Recife para pegar o Sport, na Ilha do Retiro, no domingo (21), às 16h e, na última rodada, o Galo recebe o Palmeiras, na quinta (25), às 21h30.
Quando enfrentou esses quatro times, no primeiro turno, o Galo conquistou apenas dois dos 12 pontos possíveis. Empatou em 1 a 1 com o Fluminense, perdeu para o Bahia por 3 a 1, empatou em 0 a 0 com o Sport e perdeu por 3 a 0 para o Palmeiras. No fim do primeiro turno, o Atlético perdeu pontos importantes contra adversários que não estavam brigando na parte de cima da tabela. Agora, na reta final, esses pontos fazem falta para os desejos da equipe.
Com o desempenho irregular e as chances de título cada vez menores, tendo em vista o crescimento dos outros postulantes ao título, como Internacional e Flamengo, o discurso dentro do Atlético passou a ser diferente. Já garantido, pelo menos, na pré-libertadores, o Galo quer se garantir na fase de grupos da competição.
“A gente tem que pensar em ganhar esses últimos quatro jogos. Não ficar fazendo cálculos como a gente estava fazendo antes. Tentar essa permanência (no G-4) o mais rápido possível. Entrar direto (na fase de grupos). Se der para brigar pelo título, vamos continuar sonhando, porque temos chances ainda. Vamos levar assim daqui para frente”, afirmou Allan, volante do Atlético.
Enquanto o Galo já se garantiu na pré-libertadores, o Fluminense pode confirmar sua participação na fase preliminar da competição continental, se vencer o Atlético, nesta quarta. O atual quinto colocado, vai para os 59 pontos e só poderá ser ultrapassado por Palmeiras (que pode chegar a 68), Grêmio (65) e Corinthians (63). O Santos poderia igualar os 59 pontos (neste caso, o Corinthians alcançaria no máximo 60), mas ficaria atrás do Flu em número de vitórias.
Com 59 pontos, o Tricolor terminaria a competição, no máximo, na oitava colocação. Como Palmeiras e Grêmio disputam a final da Copa do Brasil, o Brasileirão ficaria com um G-8 como zona de classificação para a Libertadores, por isso, o Flu se garante, pelo menos, na fase de pré-libertadores.
Para conseguir o feito, o Fluminense vem embalado em cinco jogos de invencibilidade. A equipe carioca ganhou quatro dos últimos cinco jogos e vive uma das melhores fases na competição, com Marcão no comando técnico.
Apesar de difícil, o título atleticano ainda é possível. De acordo com o levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Galo, terceiro colocado com 60 pontos, tem 2,3% de chances. Enquanto o Internacional, líder com 66 pontos é o favorito e tem 77,3%. O Flamengo cresceu na reta final, está com 65 pontos e tem 19,6%. São Paulo, Fluminense e Palmeiras têm menos de 1% de probabilidade de levantarem a taça nacional.
Para a partida, o técnico Jorge Sampaoli não relacionou o meia Matías Zaracho, que se recuperou de um estiramento na coxa, mas ainda não está 100% fisicamente. Na última rodada, contra o Goiás, o meia chegou a ser relacionado, mas precisou ser cortado, por causa do número de jogadores permitidos, e não esteve no banco de reservas.
O atacante Diego Tardelli foi relacionado novamente depois de retornar contra o Goiás. Jair, suspenso, também está de fora. Keno segue se recuperando da lesão no cotovelo e não foi relacionado.
FICHA TÉCNICA
Fluminense x Atlético
Motivo: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 10 de janeiro de 2021
Horário: 21h30
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP) (FIFA)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) (FIFA) e Miguel Caetano da Costa (SP) (CBF)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP) (CBF)
Onde assistir: Globo, Premiere e rádio Super 91,7FM
Provável Fluminense: Marcos Felipe; Calegari, Nino, Yuri (Luccas Claro) e Egídio; Yago, Martinelli e Nenê; Luiz Henrique, Lucca e Fred.
Provável Atlético: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Nathan, Hyoran; Savarino, Vargas e Sasha.
Mín. 16° Máx. 23°