Marcado para o dia 3 de março, o começo do ano letivo de 2021 na rede estadual também será no modelo de ensino à distância. Com a suspensão das aulas presenciais ainda no ano passado por causa da pandemia, a Secretaria Estadual de Educação conseguiu ministrar aulas de forma remota por meio de um canal de TV, internet e material didático.
Apesar de todas as dificuldades, o estado afirma que vai conseguir cumprir a carga horária prevista para 2021 e não será necessário fazer dois anos em um. Ainda de acordo com a secretaria, as escolas já estão recebendo adaptações para um retorno gradual, quando assim autorizado.
ASSISTA AO LIÇÃO DE CASA
“Nós estamos no momento de analisar as estratégias pedagógicas, de buscar o aprimoramento das estratégias que foram utilizadas para que a gente possa ser mais assertivo, para iniciar o ano colar de 2021 com as estratégias e ferramentas mais bem elaboradas e cuidadas”, explica a subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Guimarães.
As discussões sobre a suspensão das aulas presenciais por causa da covid-19 estão no quarto episódio do Itatiaia Doc, série de documentários produzidos pela rádio de Minas durante a pandemia em Belo Horizonte.
Geniana faz um balanço de como foi o ano de 2020 na rede estadual. “Foi um ano muito incerto. Nós iniciamos o ensino remoto sem muita clareza de por quanto tempo ele iria, então ao longo do ano de 2020 nós fomos aprimorando os nossos materiais, fomos buscando outras estratégias para se fazer chegar nos nossos estudantes da melhor forma, da forma mais qualificada possível, uma vez que temos no nosso estado uma diversidade geográfica e econômica muito grande, então nós precisamos sempre aprimorar.”
Itatiaia Doc
Os dois primeiro episódios trataram sobre a situação dos moradores de rua na capital e o terceiro sobre os prejuízos e a situação dos estabelecimentos que tiveram que fechar as portas. Para assistir, clique aqui.
Mín. 17° Máx. 23°