Depois de um início desastroso de 2020, com duas eliminações em competições, o time do Atlético foi reestruturado e chegou na fase final do Brasileirão ainda na briga pelo título, apesar das chances serem pequenas. Para as competições de 2021, o torcedor vai contar com um novo reforço, o atacante Hulk, que chegou em Belo Horizonte na quarta-feira (3). A apresentação do jogador será nesta sexta-feira (5), a partir das 9h30, na Cidade do Galo.
O atleta não vai jogar nesta edição do Brasileiro, porque as equipes não podem inscrever jogadores nesta reta final, por isso, a expectativa é de que o novo dono da camisa 7 atleticana estreie no Campeonato Mineiro, que começa para o Galo no dia 28 de fevereiro contra a URT, no Mineirão, mas será que a massa pode criar expectativas em relação a essa nova contratação? Hulk vai fazer valer o nome de “peso”? Como ele seria encaixado no time de Jorge Sampaoli? São perguntas que circulam na cabeça do torcedor.
Enquanto o jogador ainda não entra em campo, os analistas do Super FC tentam responder essas dúvidas. O comentarista Frederico Jota acredita que o jogador vai agregar ao elenco, principalmente por conta da sua força física, uma das principais características do jogador.
“Hulk pode ser muito útil para o Atlético atuando dentro de suas características tradicionais, pelos lados do campo e batendo forte para o gol, como também abrindo espaços em defesas que costumam jogar bem fechadas contra o Galo montado por Sampaoli. Hulk tem força física para segurar zagueiros e jogar como um pivô, facilitando a entrada na área e a conclusão de jogadas de meias e outros atacantes.
Em boas condições físicas, Hulk é um ponto de desafogo para a equipe atleticana, mas seria importante ter ao seu lado um meia que pudesse pensar o jogo, um organizador de jogadas para acionar o novo atacante atleticano de uma maneira mais efetiva, evitando que ele recue para iniciar jogadas e priorizando sua explosão mais perto do gol adversário”.
Para o comentarista Fernando Martins Y Miguel, Hulk pode ser usado em várias posições dentro do ataque de Sampaoli.
“A chegada de Hulk ao Atlético traz interrogações interessantes sobre como será utilizado pelo técnico Jorge Sampaoli no time. O jogador chega para reforçar, principalmente o lado direito do ataque alvinegro. Hoje, a vaga de ‘ponta’ é de Savarino, porém, apesar de possuir características diferentes das do venezuelano, Hulk poderá jogar aberto pela direita, com a expectativa de trazer a bola para o meio e buscar a batida de canhota. Hulk não é driblador, mas tem velocidade quando tem espaço para a arrancada. Por isso, a ‘ponta’ é um local onde pode jogar.
Outra posição em que pode ajudar é centralizado no ataque, lugar que hoje pertence a Vargas. Hulk nunca foi centroavante fixo, mas consegue fazer o pivô, devido ao porte físico, ou girar sobre o marcador para finalizar. Aliás, finalização é o ponto forte do paraibano de 34 anos”, disse Fernando Martins Y Miguel.
A importância da força do jogador para o time é unânime. O comentarista Lélio Gustavo também acredita que esse pode ser um ponto forte da contribuição do atleta na equipe.
“O Hulk se encaixaria jogando aberto pela direita ou sendo centroavante mesmo. Ou até mesmo sendo um cara que possa articular as jogadas. Não é tanto a característica dele, mas ele já fez isso também no futebol da China. Ele pode ser um jogador polivalente, ser utilizado em várias posições do ataque e isso vai ser importante. Sem contar que o Hulk também é um jogador goleador, então o Atlético vai estar muito bem servido para o seu ataque.
Uma outra característica importante, sem dúvida alguma, que vai acrescentar e muito ao Atlético é sua força física. Você pega o time do Atlético, do meio pra frente, ele fisicamente é muito fraco, são jogadores franzinos, mais leves e pra se disputar uma Libertadores é sempre importante se ter um cara que consegue romper as linhas”, comentou Lélio Gustavo.
A torcida do Galo recepcionou o jogador, na chegada dele em Belo Horizonte. Esperançoso, o torcedor Bruno Campos também vê a forma física como um diferencial do atleta. “A expectativa é a melhor que tem. O clube já vem bem, forte, e precisava desse cara pra chamar a atenção da mídia paulista pra cá, porque o Hulk é um cara de Seleção Brasileira. Olha o tamanho do cara. O cara é forte pra caramba. No futebol brasileiro eu tenho certeza de que ele vai jogar muito bem por isso”, disse o torcedor.
Mín. 16° Máx. 23°