O técnico Felipe Conceição chegou a Belo Horizonte e terá seu primeiro contato com o elenco principal do Cruzeiro somente no próximo dia 15, quando os atletas se reapresentam para a pré-temporada 2021, na Toca da Raposa. Mas, até lá, o treinador vai avaliar e definir com quais jogadores irá contar para o ano e com quais irá colocar à disposição para serem negociados.
A reportagem do Super.FC analisou as participações de todo o grupo celeste ao longo de 2020 e dividiu em grupos os jogadores que deverão ser aproveitados, os que deverão ser colocados como moeda de troca ou negociados para render valores ao caixa do clube e os que não aproveitaram bem a temporada que passou.
Aproveitados
No grupo de jogadores que corresponderam na temporada passada, atletas experientes e jovens são integrantes e devem permanecer. O goleiro Fábio, os zagueiros Manoel e Ramon, o lateral-direito Cáceres, o volante Adriano, o meia Giovanni, e os atacantes Rafael Sóbis, William Pottker e Airton conseguiram terminar a temporada com crédito com o torcedor, por terem sido importantes em algum momento durante a Série B.
Alguns jogadores que atuaram pouco, mas que merecem chances é o zagueiro Paulo, o meia Marco Antônio e o atacante Stênio, já que ambos tiveram apenas o primeiro contato com o grupo profissional e não tiveram sequências de jogos para desempenhar um melhor trabalho.
O zagueiro Léo se recupera de lesão, mas deve permanecer por ser um ponto de experiência.
Negociados ou moedas de troca
O zagueiro Cacá, o volante Jadsom Silva, o lateral Matheus Pereira são bons valores que desempenharam bom futebol em 2020, em um ano muito difícil para o clube. Pela personalidade e pelo futebol, os três se tornaram jogadores com boa capacidade de venda para o Cruzeiro, com possibilidade de bons valores aos cofres do clube. Há também a questão de conseguir boas trocas para ajudar a formar o elenco para 2021.
Quem também é um bom nome para rechear os cofres da Raposa é o lateral-direito Orejuela. O jogador se recupera de lesão, mas desperta interesse de outros clubes da Série A.
Não foram bem
O clube contou com jogadores que pouco agregaram ao longo da temporada e que possuem altos vencimentos, como o volante Henrique, o volante Jadson e os atacantes Thiago e atacante Marcelo Moreno.
Além deles, o meia Claudinho foi uma contratação que não vingou. Contratado junto à Ferroviária-SP, o atleta pouco correspondeu quando foi solicitado.
Em avaliação
O técnico Felipe Conceição terá que avaliar os jogadores que retornam ao clube, após terem sido emprestados. Ariel Cabral, que disputa o Brasileiro pelo Goiás, é um deles. O lateral-esquerdo Rafael Santos, volta de empréstimo da Chapecoense. Já o lateral-direito Daniel Guedes, cuja a negociação frustrada com o Goiás fez com que ele se mantivesse sem atuar, é outro. Vinícius Popó, que retorna do Sport, e Laércio, do Betim, são dois atacantes que se jutam ao elenco.
Mín. 16° Máx. 23°