Com os estoques de sangue em baixa, a Fundação Hemominas convoca doadores e faz um alerta: as pessoas que serão imunizadas contra a covid-19 precisam se programar para fazer a doação antes de tomar a vacina, já que após a aplicação é preciso esperar um período para estar novamente apto.
No caso da vacina CoronaVac/Butantan, é preciso esperar 48 horas após a aplicação. Já para a AstraZeneca/Oxford, o prazo de inaptidão é de 7 dias. Quando a pessoa não sabe qual tipo de imunizante tomou, também é preciso aguardar 7 dias para que a doação possa ser feita.
“Uma vez tomada, a gente recomenda que leve o cartão de vacina no dia da doação, após aguardar o período, justamente para que o profissional da triagem possa avaliar o período correto de acordo com a vacina recebida”, explica a assessora de Captação e Cadastro de Doadores do Hemominas, Viviane Guerra.
A doação é feita mediante agendamento para evitar aglomerações. A marcação pode ser feita pelo site do Hemominas ou pelo MGapp - Cidadão. Os endereços e horários de atendimento das unidades também podem ser vistos na página da fundação.
Baixa
De acordo com a fundação, os estoque que estão mais em baixa são do tipo O e A positivo, com estoques 35% abaixo do ideal.
Já o tipo sanguíneo O negativo, que é doador universal, está com estoque 40% abaixo do esperado.
Quem teve covid-19
Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação. Já os candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico de infecção pelo coronavírus são considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas.
Quem apresenta sintomas respiratórios, mesmo sem diagnóstico de covid-19, também precisa aguardar 30 dias após a completa recuperação para que a doação seja feita.
Mín. 18° Máx. 31°