A chegada de doses da vacina contra a Covid-19 a Minas Gerais era promessa de renovação do comprometimento de cada um pelo bem de todos. Porém, desde que a imunização começou no Estado, o tema virou caso de polícia exatamente pelo desrespeito à ordem da fila, com o surgimento, a cada dia, de novas denúncias de extravio de imunizantes. Nesta quinta-feira (28), a Polícia Civil de Minas Gerais instaurou inquérito para apurar o sumiço de seis doses da vacina CoronaVac, que estavam na Maternidade Odete Valadares, localizada no bairro Prado, na Região Oeste de Belo Horizonte.
De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, esse não é o único caso de irregularidades na rede estadual. A entidade já recebeu inúmeras denúncias sobre fura-filas no Hospital João XXIII. "Não sabemos o quantitativo exato, mas são casos de várias pessoas que não estão na linha de frente que já se vacinaram enquanto outros profissionais que atuam na área que não receberam a vacina. A denúncia já foi repassada ao Ministério Público e ao Estado", explicou uma das diretoras do sindicato, Luciana Silva.
Até agora, Minas Gerais registrou, em uma semana, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado, 20 denúncias relacionadas a fura-filas da vacinação - ao todo, são 80 denúncias de irregularidades. As reclamações envolvem instituições da rede particular e filantrópicas, além das secretarias municipais de Saúde de BH e do interior. Já a ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais recebeu, no total, 22 denúncias em pelo menos 13 cidades. As reclamações envolvem instituições da rede particular e filantrópicas, além das secretarias municipais de Saúde de BH e do interior.
Segundo a Polícia Civil, a corporação instaura procedimento investigatório para todos os casos registrados e denunciados, no entanto, não é possível fazer um levantamento sobre a quantidade de casos investigados. As denúncias podem ser investigadas, inclusive na esfera criminal, como infração de medida sanitária, peculato, apropriação, entre outros crimes.
Mín. 18° Máx. 31°