O sonho de título do Atlético está cada vez mais distante, mas, sem muito tempo para pensar em classificação, o Galo já entra em campo novamente, nesta terça-feira (26), contra o Santos, no Mineirão, em partida adiada da 28ª rodada. Por “sorte”, o Peixe, de olho na final da Libertadores que será disputada no sábado (30), com o Palmeiras, deve jogar com quase nenhum jogador titular.
Encarar o time reserva santista pode parecer tarefa fácil, mas, com um time misto, a equipe comandada por Cuca venceu o clássico contra o São Paulo, que, na época, era líder, por 1 a 0, na 29ª rodada. O goleiro John, que tem alternado a titularidade com João Paulo, deve ser o único da equipe principal no confronto. Para o volante Jair, o desafio é grande, mesmo sem o time titular do Peixe.
“Não acredito que tenha time reserva e titular até porque é a camisa do Santos. É um jogo difícil, a gente tem que buscar o ritmo que a gente impõe dentro de casa. A gente não pode mais perder pontos. A gente ainda acredita muito no título e é isso que vamos buscar”, disse o volante.
O Galo chega para o confronto desmotivado depois de perder para o Vasco, em São Januário, por 3 a 2. A equipe atleticana não consegue emplacar bons resultados e vive de altos e baixos. Erros individuais prejudicaram a equipe contra o Cruzmaltino e fizeram as chances de título caírem.
“No início do campeonato, a gente também teve sequência de vitórias, assim como Inter e São Paulo. Oscilamos como outras equipes também oscilaram. Se quisermos ser campeões, temos que conquistar uma regularidade de vitórias. Temos de focar mais, buscar mais. Não tem mais o que explicar. A gente tem que fazer dentro de campo. Esse é o caminho”, comentou o jogador.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Internacional disparou na lista de favoritos ao título. O Colorado tem 77,7% de chances de ser campeão. Enquanto isso, o Galo, em segundo, com apenas 8,4%. A má fase do São Paulo fez a equipe paulista diminuir muito a probabilidade de título. O Tricolor tem, segundo o estudo, 7% de chances. O Flamengo segue na cola e está com 5,6%.
"Eu ainda acredito no título. A gente está em uma grande equipe e o Atlético-MG sempre tem que buscar títulos. Este ano, no próximo, sempre tem que estar brigando. Todos aqui acreditam e é isso que a gente vai buscar”, afirmou Jair.
A tabela do Brasileirão não é nada animadora. O Galo está em quarto e tem oito pontos a menos do que o líder Internacional, que já embala oito vitórias seguidas e está isolado com 62. Em segundo, o São Paulo que não vence há cinco jogos, tem 58 pontos.
Principalmente após a derrota para o Vasco, que, na teoria, seria um adversário fácil, a torcida do Atlético fez muitas críticas ao elenco e às decisões de Jorge Sampaoli. O Galo foi, por muitas rodadas, o melhor ataque da competição. Foi ultrapassado pelo Internacional, mas segue marcando muitos gols, porém, ao sair para o ataque, o Galo não consegue manter o equilíbrio e tem a defesa mais vazada entre os seis primeiros colocados.
Escalação
O Atlético recebe o Santos sem novos desfalques. O meia Matías Zaracho voltou a treinar com bola no domingo (24) depois de sofrer um estiramento muscular na coxa esquerda, em dezembro. O jogador ainda não deve estar pronto para o duelo com o Peixe. Diego Tardelli, seguindo a teoria de Sampaoli de que o jogador precisaria do mês de janeiro para estar preparado, depois da grave lesão, ainda não deve estar com o grupo.
Provável Atlético: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Hyoran; Savarino, Keno e Eduardo Vargas.
O Santos, décimo colocado no Campeonato Brasileiro, encara o Galo pensando na final da Libertadores, disputada em jogo único, neste sábado (30), com o Palmeiras e, por isso, deve entrar em campo apenas com um jogador titular, o goleiro John.
Provável Santos: John; Madson, Laércio (Luiz Felipe), Alex e Wagner Leonardo; Vinicius Balieiro (Guilherme Nunes), Jean Mota e Lucas Lourenço; Tailson, Bruno Marques (Marcos Leonardo) e Arthur Gomes.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO x SANTOS
Motivo: 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: terça-feira, 26 de janeiro de 2021
Horário: 20h
Local: Mineirão
Transmissão: Premiere e Rádio Super 91,7 FM
Árbitro:Paulo Roberto Alves Junior (PR) (CBF)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e RafaelTrombeta (PR) (CBF)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN) (CBF)
Mín. 16° Máx. 23°