Minas Gerais começou, na madrugada desta terça-feira (19), a distribuição de vacinas para o interior do Estado. A previsão é que das 577 mil vacinas recebidas por Minas, sejam transportadas 383.102 mil doses a partir desta terça para as 28 Superintendências Regionais de Saúde.
Caminhões refrigerados saíram da Central Estadual da Rede de Frio, no bairro Gameleira, na região Oeste da capital, por volta de 4h da manhã, com destino ao Aeroporto da Pampulha. Aeronaves do governo vão transportar as vacinas até o interior. A primeira decolagem ocorreu às 5h55.
A logística de transporte envolve as polícias Militar e Civil, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. A previsão é que todos os imunizantes sejam entregues até esta quarta-feira (20) - estimam-se 30 horas de voo para que todos as vacinas cheguem até as 853 cidades mineiras no prazo previsto. São 13 rotas de aeronaves e duas terrestres.
Devem ser vacinadas na primeira fase 277 mil pessoas do grupo prioritário - profissionais da área de saúde, indígenas, maiores de 75 anos e moradores de lares de instituições permanentes. A segunda dose deverá ser aplicada entre 15 e 21 dias depois da primeira. A vacina usada será a CoronaVac do Instituto Butantan em feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac, que teve o uso aprovado no último domingo (17).
Nesta segunda-feira (18) foram dadas as primeiras doses do Estado a profissionais da saúde. A primeira pessoa a ser vacinada foi a técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso, de 57 anos. Ela atua há mais de dez anos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Eduardo de Menezes, no Barreiro, que, desde março de 2020, atende apenas pacientes com Covid-19
Mín. 18° Máx. 31°