A técnica em enfermagem Maria do Bonsucesso Pereira, de 57 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Minas Gerais. Ela recebeu a dose da CoronaVac em uma cerimônia simbólica no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana, na noite desta segunda-feira (18).
Maria, conhecida como Cecé, trabalha há dez anos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Eduardo de Menezes, unidade que é referência em infectologia e Covid-19 no estado. A técnica de enfermagem é responsável por preparar os leitos para receber os pacientes.
Cecé não tem comorbidades. No dia a dia, ela nunca pensa que está arrumando a roupa de cama para um doente, mas sim para alguém que merece se sentir especial, confortável e acolhido. O carinho é demonstrado em cada detalhe.
Os cinco primeiros vacinados do estado
Além de Maria do Bonsucesso Pereira, de 57 anos, outras quatro pessoas vão receber a CoronaVac nesta noite.
A primeira médica a receber a vacina será Teresa Gamarano Barros, de 37 anos, asmática e coordenadora do CTI do Hospital Eduardo de Menezes. “A vacina é uma dádiva de Deus. É a solução. É um presente da ciência”, disse ela ao G1 antes de ser imunizada. A médica intensivista e clínica não se afastou da linha de frente um só dia desde o início da pandemia.
Moisés Alves Senra, de 39 anos, é fisioterapeuta respiratório no CTI do Hospital Eduardo de Menezes. Adileia Pereira de Jesus Cardoso, de 52 anos, é enfermeira do CTI do mesmo hospital. Thiago Libério também é técnico em enfermagem.
A vacina contra o coronavírus chegou a Minas Gerais. O voo trazendo as doses de CoronaVac pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte às 19h52 desta segunda.
Mín. 18° Máx. 31°