A Justiça Federal em São Paulo rejeitou, nessa terça-feira (11), o pedido de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa no próximo domingo. Em entrevista à CBN, também nessa terça-feira, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) confirmou que a prova será realizada na capital, mesmo com o fechamento da cidade.
Ele garantiu aos candidatos que haverá ônibus circulando. “A única parte que é de responsabilidade do município, neste caso, já que prédios municipais não foram solicitados para este ano, é o transporte público, e nós vamos colocá-lo à disposição”, afirmou.
Com a confirmação, os alunos aproveitam para revisar alguns conteúdos, especialmente os mais cotados, como o tema da prova dissertativa. O Tempo pegou dicas importantes com especialistas. Coordenadora da área de redação do pré-Enem do Colégio Chromos, Janiny Nominato acredita que o assunto da redação não terá relação com a Covid-19. “O Enem está fugindo de polêmicas. Isso foi mostrado nas provas objetivas e discursivas do ano passado”, considerou.
Apostas
Entretanto, questões relacionadas à saúde não estão descartadas. O tabagismo, por exemplo, está na lista dos palpites. Janiny considera ainda que a educação pode ser o assunto da vez. “Observando as políticas públicas do Ministério da Educação, há um projeto muito bonito sobre alfabetização e literacia familiar”. Ela se refere ao programa Conta pra Mim, lançado em 2019, que estimula a leitura lúdica e participativa e o vínculo familiar.
Em tempos de crise, o empreendedorismo é outra indicação da professora. “Trabalhamos a questão do microempreendedor individual, entre outros”, finalizou.
De Graça
O pré-Enem do Colégio Chromos oferece serviços gratuitos aos candidatos. Nesta semana e na próxima, das 16h20 às 19h, há aulas de revisão de conteúdos. Nos próximos dois sábados, ocorrem os Aulões de Véspera e, nos domingos, a correção das provas. Inscreva-se no site: chromos.com.br/gabaritoenem.
Inep dá dicas no Instagram
Aluna do pré-Enem do Colégio Chromos, Ana Clara Valle de Paula, de 20 anos, acredita que o tema da redação terá relação com educação. “O Inep está dando muitas dicas no Instagram sobre alfabetização, letramento, alimentação nas escolas e formação de professores.
No ano passado, eles também postaram no YouTube conteúdos relacionados à democratização do acesso ao cinema no Brasil (tema da última redação)”, revelou Ana, que quer cursar medicina veterinária na UFMG.
Nos últimos dias, a estudante pretende ler os temas sugeridos pela especialista do Chromos, além de escrever uma última redação. Durante o ano, ela se dedicou a desenvolver, no mínimo, um texto por semana
Temas recorrentes nas provas do Enem
A três dias da primeira prova do Enem, os alunos se dedicam a revisar alguns temas. Mas, na imensidão de assuntos, o que estudar? O professor de português do pré-Enem do Colégio Chromos, Pedro Mamede, acredita que dois assuntos deverão estar na prova de Linguagens e Códigos deste ano e, por isso, merecem atenção especial.
O primeiro deles tem relação com as funções da linguagem, e o segundo com os textos publicitários. O aluno pode, por exemplo, precisar identificar alguma das seis funções da linguagem – referencial, emotiva, poética, fática, apelativa, metalinguística.
Já as propagandas são textos que misturam palavras e imagens. “Em relação a elas, é importante ficar atento ao uso de verbos no imperativo, bem como a outras marcas de interlocução”, acrescentou.
O professor de história da mesma escola, Rodrigo Martelli Antonacci, disse que assuntos sobre o Brasil Império, principalmente relacionados ao Segundo Reinado, são recorrentes. “Vai da Independência do Brasil até a Proclamação da República. Ano passado caíram duas questões, uma envolvendo a Constituição de 1824, e outra trabalhando a Maria Quitéria, uma heroína baiana que lutou pela independência”, explica.
Outro conteúdo é a Primeira República – conhecida como República Velha. “Pensando principalmente no coronelismo. E também nas revoltas como a da Vacina, da Chibata, a Guerra de Canudos”, completa.
História
O professor de história do pré-Enem do Colégio Chromos Rodrigo Martelli Antonacci ressaltou que questões relacionadas à Idade Média sempre aparecem nas provas do Enem. A Era Vargas e a crise de 1929 são outros temas que merecem a atenção dos estudantes que realizam as últimas revisões antes do primeiro dia de provas
Natureza
A professora e coordenadora do pré-Enem do Colégio Chromos, Denise Arão, citou alguns assuntos relacionados à prova de Ciências da Natureza. Entre os conteúdos recorrentes na prova, estão: ecologia, ciclo do nitrogênio e do carbono, metabolismo energético (fotossíntese e respiração), citologia, além de fisiologia humana.
Redobre o número de exercícios de matemática
A professora de matemática Vitória Willani, do pré-Enem do Colégio Chromos, considera que a melhor maneira de estudar é fazendo exercícios. “Para resolver as questões em três minutos, o aluno precisa conhecer um grande número de modelos de soluções”, explicou.
Segundo a educadora, esses modelos são desenvolvidos a partir da prática. Vitória citou ainda alguns conteúdos que devem estar na prova, como: proporção e porcentagem, função de primeiro e segundo grau, geometria espacial, trigonometria e áreas de figuras planas.
Mín. 17° Máx. 23°