O Google removeu cerca de 40 aplicativos da Play Store após receber denúncias de que os softwares continham irregularidades e traziam perigo aos usuários. Segundo a empresa de segurança White Ops, os programas invadiam camadas mais profundas do Android para exibir anúncios indesejados.
Os aplicativos conseguiram passar pela segurança da Play Store utilizando um truque simples, de acordo com os analistas de segurança. Os desenvolvedores enviavam uma versão segura dos programas para análise na Play Store e, após a aplicação passar pelo crivo da loja, um pacote contendo adwares era enviado como atualização.
De acordo com a White Ops, pelo menos 38 aplicativos foram identificados com problemas e retirados do ar pela Google após a denúncia. A maioria dos apps trazia filtros de imagem, soluções para selfies e ferramentas para melhorar fotos.
Apesar da resposta rápida da Google, a White Ops aponta que 17 aplicativos tiveram, ao todo, mais de um milhão de downloads. Com isso em mente, quem for usuário de um dos programas deve realizar a desinstalação assim que possível e uma varredura com um antivírus de confiança.
Confira a lista com aplicativos maliciosos removidos pela Google da Play Store:
Mín. 18° Máx. 22°