A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) vai abrir, nesta sexta-feira (18), uma consulta pública para ouvir pais, alunos, professores e gestores sobre estratégias que podem ser adotadas na rede pública estadual em 2021. O formulário online ficará disponível até o dia 15 de janeiro no site e nas redes sociais da pasta. O ano letivo de 2020 termina no dia 30 de janeiro do próximo ano, e o início do ano letivo de 2021 será em 4 de março.
A ideia da consulta pública é colher opiniões e sugestões para a construção do modelo a ser adotado. “Entendemos que será um modelo híbrido de gestão. Quando conseguirmos autorização para a reabertura das escolas, vamos ter famílias ainda muito preocupadas e precisaremos fazer o reforço escolar dos alunos por conta deste ano bastante desafiador. Então, vamos contar com essa consulta para ouvir contribuições de todo o Estado”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (17).
A ideia da pasta é que as aulas sejam retomadas por meio de um modelo híbrido, com a possibilidade de esquemas de rodízio. A secretaria ainda não definiu se as atividades presenciais serão destinadas inicialmente apenas a alunos do terceiro ano do ensino médio ou se serão mais abrangentes.
O retorno dos alunos às salas de aula não será obrigatório, e as estratégias adotadas neste ano — distribuição de Planos de Estudos Tutorados (PETs), aulas remotas transmitidas pela TV e internet e o aplicativo Conexão Escola — serão mantidas. Em 2020, as escolas da rede estadual de Minas Gerais foram fechadas em 18 de março e, no dia 18 de maio, as atividades foram retomadas em modelo remoto.
De acordo com Julia, para a elaboração das estratégias de reforço escolar dos conteúdos ensinados neste ano, o governo está acompanhando o desempenho de aluno por aluno. Além disso, os estudantes fizeram uma avaliação diagnóstica.
“Vamos conseguir saber precisamente qual conteúdo em qual região está mais difícil de compreender. Vamos ter um processo de formação de professores consolidado em cima dessa avaliação diagnóstica e de todo o levantamento que estamos fazendo da entrega dos PETs. E, a partir disso, vamos fazer a estruturação de um reforço escolar”, explica Julia.
Para 2021, o Estado planeja também a remodelação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da EJA Novos Rumos. A expectativa é de oferta de mais de 25 mil vagas.
A SEE-MG prevê também a ampliada do ensino médio de tempo integral, de 35 mil vagas neste ano para 43 mil em 2021.
Mín. 17° Máx. 23°