O senador Alessandro Vieira (Cidadania) apresentou ao Senado uma proposta para prorrogação do auxílio emergencial até 31 de março de 2021. O senador é o relator da proposta original do auxílio emergencial, que iniciou em março deste ano, e agora trabalha em mais um projeto para fornecer o benefício para a população brasileira mais afetada pela pandemia da covid-19, que agora inicia uma segunda onda de infecção no país.
A ideia é prorrogar por mais três meses o estado de calamidade pública para enfrentamento da covid-19, o que permitirá um orçamento de guerra e medidas econômicas excepcionais, e dessa forma manter por mais 90 dias a concessão do benefício. Em sua proposta, o valor do auxílio seria o mesmo do valor do auxílio residual, de R$ 300,00, que foi prorrogado até dezembro de 2020.
Vieira afirmou ainda que é impossível haver um programa nacional de vacinação antes de março em razão da inércia do governo. “É preciso garantir o mínimo de estabilidade social até lá. Por isso apresentei o PL 5495/2020, que estende o auxílio emergencial e o estado de calamidade até 31/03″, afirmou, no Twitter.
O governo federal vem afirmando que o benefício não será prorrogado, pois a verba da União destinada ao pagamento do auxílio emergencial colocaria em risco a economia em uma manutenção por maior período. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também rechaça colocar em votação a ampliação do estado de calamidade.
Mín. 17° Máx. 25°