Única cidade do Brasil sem diagnósticos de Covid-19 até esta manhã de terça-feira (8), o município de Cedro do Abaeté, na região Central de Minas Gerais, está desde a tarde de segunda-feira (7) aguardando a contraprova do exame de um morador com fortes indícios de contágio pelo coronavírus.
Um primeiro exame foi feito em data anterior, mas a Secretaria Municipal de Saúde alegou à reportagem que não irá comunicar o resultado do teste inicial até que saia a contraprova, prevista para o início da noite de terça-feira. Até o momento, não há outros detalhes a respeito da situação do morador de Cedro do Abaeté com suspeita de Covid-19.
O município na região Central com população próxima de 1.157 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não registrou até esta manhã de terça-feira sequer um diagnóstico de morador infectado com o novo coronavírus. O feito garantiu à cidade a posição de única localidade no Brasil sem casos de Covid-19 em mais de nove meses de pandemia em território nacional.
Cenário em Minas Gerais
Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) de terça-feira (8) indica que são 440.800 os mineiros que receberam diagnóstico de coronavírus até este início do mês de dezembro. Apenas entre a manhã de segunda e esta terça, foram 2.614 novos registros de casos da doença. Também no período, confirmaram-se quatro novas mortes em decorrência da Covid-19.
Quanto os casos existentes, sabe-se que cerca de 31.500 deles permanecem sob acompanhamento do órgão estadual, enquanto outros 403 mil, aproximados, são apontados como recuperados – isto significa que os pacientes ou receberam alta hospital ou cumpriram o isolamento domiciliar e estão a mais de três dias assintomáticos. O documento revela ainda que são 10.345 os óbitos ocorridos no estado pelo coronavírus.
Mín. 20° Máx. 30°