Minas Gerais ultrapassou a marca de 10 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus neste domingo (29). O Boletim Epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) aponta que o estado registrou 41 mortes e 2.251 casos nas últimas 24 horas. O total de infectados chegou a 415.247. A ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) decretou “luto institucional” de três dias.
Com o boletim de hoje, o estado mineiro chega a 10.031 mortes em decorrência de Covid-19. O informe da secretaria estadual aponta ainda que 26.174 casos estão em acompanhamento, o que significa que a condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguardando atualização pelos municípios. O número de pacientes recuperados é de 379.042, ou seja, são aqueles pacientes que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 10 dias.
Para entrar neste registro da SES-MG é preciso que a pessoa esteja assintomática, sem a utilização de medicamentos, a 72 horas e nem apresentar intercorrências. No boletim de hoje não foi divulgado a distribuição dos casos por cidades. O detalhamento é realizado somente de segunda a sexta-feira. O boletim pode ser lido clicando aqui.
O deputado estadual e presidente da ALMG, Agostinho Patrus, lamentou a marca alcançada neste domingo pelas redes sociais. O parlamentar informou que a partir de hoje a Assembleia estará de luto neste começo de semana. “Mais uma vez, me solidarizo com aqueles que, como eu, se recuperam da Covid-19 e, principalmente, com as famílias que hoje sofrem com as perdas. Passa a vigorar a partir de hoje luto institucional de três dias na ALMG”.
“A ALMG se enluta, as mineiras e os mineiros se enlutam. São mais de 415 mil casos no Estado, situação alarmante que exige atenção permanente quanto às medidas preventivas. Encorajados, continuaremos lutando contra este desafio sem precedentes”, publicou o parlamentar.
A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:
Mín. 17° Máx. 27°