Depois de respirar aliviado com a manutenção da liderança do Campeonato Brasileiro, o Atlético terá, a partir desta quinta-feira, os primeiros retornos de funcionários que foram contaminados pela Covid-19.
Os integrantes da comissão técnica de Jorge Sampaoli já podem realizar seus trabalhos na Cidade do Galo, antes dos atletas terem a mesma liberação a partir de sexta-feira.
Além do treinador, foram contaminados Jorge Desio e Carlos Desio (auxiliares), Pablo Fernández e Marcos Fernández (preparadores físicos), Danilo Minutti (treinador de goleiros), além de Gustavo Nicoline, Diogo Alves e Frederico Fortes (analistas de desempenho). Membros da diretoria e segurança também testaram positivo.
Um total de nove atletas foi contaminado: os goleiros Victor e Everson, o lateral-direito Guga, os zagueiros Gabriel e Réver, os meio-campo Allan, Jair Alan Franco, e o atacante Vargas. Gabriel é o único que ainda não voltará na sexta-feira, uma vez que segue apresentando sintomas. Durante os últimos dias, o clube monitorou a situação de perto de todos eles, com testes sendo realizados, inclusive, em alguns familiares.
"O retorno só acontece antes de avaliação de sangue, teste de esforço em esteira e exame de imagem", detalha Haroldo Aleixo, médico do clube, em entrevista à TV Galo. O Atlético reforça a importância para que todos mantenham os cuidados como uso de máscaras e álcool em gel. "Ainda não se tem tantas informações sobre esta doença, a situação de reinfecção segue controversa e orientamos a todos adotarem as medidas protetivas", indica o médico Rodrigo Lasmar.
O equatoriano Alan Franco deve desembarcar no Brasil nesta quinta-feira e se apresentar no dia seguinte. Ele foi contaminado quando estava junto da seleção do Equador para defender seu país durante as Eliminatórias.
Um dos pontos positivos dos retornos neste momento é o tempo de sobra que todos os infectados terão antes do próximo jogo, marcado para 6 de dezembro, em casa, contra o Internacional. "Isso vai permitir um maior entrosamento com o departamento de fisiologia, teremos um tempo para readequar a carga de trabalho e todos retomarem as rotina de forma progressiva, respeitando todas as etapas", reforça Lasmar.
Mín. 16° Máx. 23°