O Cruzeiro busca nesta quarta-feira, a partir de 21h45, no Mineirão, dar mais um passo rumo ao pentacampeonato da Copa do Brasil. A equipe de Mano Menezes receberá o Grêmio no primeiro jogo das semifinais e também defenderá uma escrita: jamais foi eliminado pelo Tricolor em competições eliminatórias. Além do coeficiente histórico, por reunir os dois maiores vencedores do torneio – quatro troféus para cada lado –, a partida deverá registrar o novo recorde de público em compromissos entre clubes no Gigante da Pampulha nesta temporada. Até aqui, mais de 50 mil ingressos já foram comercializados ao torcedor celeste.
Depois de poupar os principais jogadores no triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória, no domingo, Mano Menezes deverá promover apenas uma mudança em relação ao último jogo pela Copa do Brasil, quando utilizou titulares: Arrascaeta na vaga de Rafinha, lesionado. Por já terem disputado a competição com a camisa de outras equipes, o goleiro Elisson (Coritiba), além dos laterais Bryan (América) e Ezequiel (Criciúma) estão fora do confronto. Henrique, que nem sequer esteve entre os relacionados no fim de semana, é dúvida no meio-campo.
"Primeiro de dois jogos decisivos de semifinais. Todos sabemos como são jogos difíceis. Talvez o jogo que se frustre mais, ou se chega à final, ou parece que não fez nada para chegar. Um grande adversário. Os dois maiores ganhadores de Copa do Brasil. Acho que não aconteceu à toa. Sabem jogar e se comportar nesta hora. E temos a responsabilidade de fazer os 90 min na nossa casa. Vamos tentar construir uma vantagem para nós", projetou o técnico Mano Menezes. "Vamos avaliar, questões importantes (Henrique). Vai entrar em campo quem estiver condição”, explicou o treinador.
A parceria de sucesso entre Arrascaeta e Ramón Ábila é uma das esperanças do torcedor do Cruzeiro na partida contra o Grêmio. Com 17 passes para gol, o uruguaio é o líder de assistência do clube na temporada, além de ser o vice-artilheiro, com 11 gols. Por sua vez, o argentino é o máximo goleador, com 12 tentos marcados, sendo cinco deles na Copa do Brasil - metade dos gols de Ábila foram marcados com participação direta de Arrascaeta.
Grêmio
Priorizando a Copa do Brasil em detrimento do Brasileirão, o Grêmio de Renato Gaúcho vem com força máxima ao Mineirão. O único desfalque do Tricolor será o próprio comandante, expulso no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, pelas quartas de final da competição eliminatória. Ele acompanhará a partida das tribunas do Mineirão e será representado no banco pelo auxiliar Alexandre Mendes. Wallace Reis e Negueba não podem jogar a Copa do Brasil por já terem atuado por outras equipes.
Antigo conhecido da Raposa, onde jogou na década de 1990, Renato fechou o último treinamento antes da partida, em Porto Alegre, e não confirmou a equipe. A tendência, porém, é que o time do Gre-Nal do último domingo (0 a 0) seja quase todo repetido no Mineirão. A diferença deverá ser a entrada do meia Douglas, poupado no clássico gaúcho, na vaga do equatoriano Bolaños. "Fisicamente, Cruzeiro sai na frente", analisou o treinador do Tricolor durante a semana.
CRUZEIRO X GRÊMIO
Cruzeiro
Rafael; Lucas, Leo, Bruno Rodrigo e Edimar; Lucas Romero, Henrique, Robinho e De Arrascaeta; Rafael Sobis e Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes.
Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan. Técnico: Alexandre Mendes (Renato Gaúcho suspenso).
Motivo: jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e hora: quarta-feira (dia 26), às 21h45
Árbitro: Péricles Bassols (PE/FIFA)
Auxiliares: Kleber Lúcio Gil (SC/FIFA) e Nadine Camara Bastos (SC/FIFA)
Mín. 16° Máx. 28°