Outubro será um mês para que qualquer amante dos astros não deixar de olhar para o céu. Isso porque, segundo a Sociedade Astronômica Brasileira, teremos duas chuvas de meteoros, a conjunção de Lua e Marte nos céus e duas Luas cheias, sendo uma delas o fenômeno conhecido como "Lua Azul", que cairá em pleno Dia das Bruxas.
A primeira lua cheia ocoreu na última quinta-feira (1º). Não à toa, possivelmente suas redes sociais foram inundadas pelo aspecto alaranjado que ela tomou na noite de quinta, encantando milhares de amantes dos astros.
Já a segunda Lua cheia que teremos no mês poderá ser vista no céu em 31 de outubro, em pleno Dia das Bruxas. Ela recebe o nome de Lua Azul não necessariamente por ter aspecto azulado, mas, sim, pela raridade de voltar a frequentar os céus no mesmo recorte do calendário.
Por causa da raridade do acontecimento desse fenômeno, a lingua inglesa tem a expressão Once in a blue moon (Uma vez na Lua Azul, na tradução livre), que é usada para se referir a eventos que raramente acontecem. Se você perder a Lua Azul neste ano, só voltará a vê-la em 2039. Então, fique atento!
Porém, ainda assim, é possível que ela adquira um brilho azulado devido às condições atmosféricas próprias, mas a ocorrência delas ainda não é previsível.
Além da supracitada Lua Azul, outubro trará nesta sexta-feira (2) e sábado (3) a conjunção de Lua e Marte nos céus, onde os dois astros estarão próximos e visíveis a olho nu.
Porém, se você gosta de chuvas de meteoros, não deixe de olhar para os céus no mês, uma vez que teremos a ocorrência dos fenômenos em duas oportunidades: nos dias 7 e 8, e entre os dias 21 e 22 de outubro.
Mín. 17° Máx. 27°