Embalado pela sequência de vitórias sobre Ponte Preta e Grêmio, no Mineirão, o Cruzeiro quer emplacar a “trinca” no Campeonato Brasileiro na noite nesta quinta-feira, às 19h30, contra ninguém menos que o Palmeiras, líder da competição com 60 pontos. Em função de um evento musical realizado no Allianz Parque, casa do alviverde paulista, o duelo válido pela 30ª rodada acontece na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, a 270 quilômetros da capital.
Com campanha razoável fora de casa – venceu cinco dos 14 jogos disputados –, a Raposa tentará um feito que somente o rival Atlético conseguiu na Série A: bater o Verdão dentro de seus domínios. Na contramão do solitário revés por 1 a 0, a equipe do técnico Cuca triunfou 10 vezes diante de sua torcida e empatou três, com mais de 78,5% de aproveitamento.
Outros números relevantes valorizam ainda mais a campanha do primeiro colocado. Com três pontos à frente do vice-líder Flamengo, o Palmeiras detém o melhor ataque, com 52 gols, e a segunda defesa menos vazada (27). E como destaque há o brilhante Gabriel Jesus, artilheiro do Brasileiro com 11 gols e titular da Seleção Brasileira.
Diante de tantas qualidades do adversário, o que faz o torcedor cruzeirense acreditar que o 13º colocado na classificação poderá retornar de Araraquara com os três pontos na bagagem? A resposta foi dada por Ramón Ábila, principal goleador do time na Série A.
“O que o Cruzeiro tem de mais forte é a camisa. Nosso escudo. Qualquer rival que nos vê sabe que é o Cruzeiro”, avisou o centroavante argentino, autor de sete tentos na competição nacional. “Não importa a posição que estamos. Eu, que venho da Argentina, sei como essa camisa é importante”, acrescentou.
Os resultados dessa quarta-feira foram favoráveis ao Cruzeiro. Enquanto o Coritiba empatou sem gols com o Figueirense em casa, o Internacional perdeu do Botafogo por 1 a 0 no Rio de Janeiro. E o Sport foi goleado pela Chapecoense por 3 a 0 na Arena Condá, em Chapecó. Logo, basta à equipe estrelada vencer para abrir seis pontos de vantagem sobre o 17º colocado. "É uma partida que todo atleta quer jogar. Jogo de equipes grandes, contra o líder. A gente sabe a responsabilidade que é. Nosso time quer ter uma boa apresentação para voltar com um bom resultado", declarou o zagueiro Leo.
Para o jogo na Fonte Luminosa, o técnico Mano Menezes deverá manter a base da vitória sobre a Ponte Preta, com o volante Lucas Romero ao lado de Henrique na marcação, e Rafinha fazendo parceria com Robinho na criação de jogadas. A única mudança confirmada é na lateral esquerda: Edimar, suspenso, dá lugar a Bryan.
Com relação ao Palmeiras, o técnico Cuca fez mistério na escalação. Certo é que os selecionáveis Gabriel Jesus e Yerry Mina, este último colombiano, estão à disposição da comissão depois de disputarem jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. O time, no entanto, só será divulgado pouco antes da partida.
PALMEIRAS X CRUZEIRO
PALMEIRAS
Jailson; Jean, Edu Dracena (Yerry Mina), Vitor Hugo e Egídio; Tchê Tchê, Moisés e Zé Roberto (Gabriel); Roger Guedes, Dudu e Gabriel Jesus (Alecsandro)
Técnico: Cuca
CRUZEIRO
Rafael; Ezequiel, Leo, Bruno Rodrigo e Bryan; Henrique, Lucas Romero, Robinho e Rafinha; Rafael Sobis e Ramón Ábila
Técnico: Mano Menezes
Motivo: 30a rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data e horário: quinta-feira, 13 de outubro de 2016
Horário: 19h30
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA/FIFA) e Carlos Berkenbrock (SC)
Mín. 16° Máx. 28°