Há cinco meses, Atlético e América disputavam no Mineirão a grande decisão do Campeonato Mineiro, vencida pelo alviverde. Agora, as equipes voltam a se encontrar no Gigante da Pampulha, desta vez com objetivos bem diferentes. Enquanto o Galo segue em alta, brigando pelo título do Campeonato Brasileiro, o Coelho luta arduamente contra o rebaixamento para a Série B.
A situação dos rivais na classificação do Campeonato Brasileiro é oposta. Em terceiro, com 53 pontos, o Galo precisa davitória para seguir sonhando em alcançar o líder Palmeiras, que tem sete pontos a mais. Além de pensar no triunfo, o Atlético liga o secador contra os paulistas, que enfrentam o Cruzeiro, para diminuir a diferença já nesta rodada. O Flamengo, segundo colocado com 57 pontos, encara o Fluminense.
Já o momento do Coelho segue difícil, já que a equipe amarga a lanterna desde a décima rodada. Com apenas 21 pontos somados, o América aposta retrospecto em Belo Horizonte, onde conquistou 18 pontos, para ir em busca da primeira vitória de uma série que a equipe precisa para não ser rebaixada.
Depois do clássico decisivo no Mineirão, as duas equipes voltaram a se enfrentar, mas no Independência, com vitória alvinegra por 1 a 0, gol de Robinho, no turno do Brasileirão. No palco da decisão do Mineiro, as mudanças serão muitas. O Galo terá, na equipe titular, meio time diferente do que iniciou a finalíssima do Estadual. No Coelho, apenas dois titulares da decisão mineira devem começar jogando nesta quinta.
Atlético
O Atlético, na época da decisão mineira comandado por Diego Aguirre, teria, três dias depois, a primeira partida das quartas de final da Copa Libertadores contra o São Paulo. Por isso, o então treinador poupou jogadores como Leonardo Silva e Robinho. Pouco depois, o treinador uruguaio foi demitido, após ser eliminado do torneio continental pelo Tricolor.
Naquela partida, o Galo atuou com Victor; Carlos César, Tiago (expulso aos 44min 1ºT), Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso, Marcos Rocha e Hyuri; Carlos e Lucas Pratto. Clayton, Robinho e Edcarlos entraram em campo durante a partida.
Deste time, o zagueiro Tiago e o lateral-esquerdo Douglas Santos não fazem mais parte do elenco alvinegro. Marcos Rocha e Carlos estão entregues ao departamento médico. Chegaram Fábio Santos, Maicosuel, Otero e Fred. Para o clássico desta quinta-feira, Marcelo Oliveira, que chegou para o lugar de Aguirre, deve entrar em campo com Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso, Cazares e Robinho; Clayton e Fred.
América
O América também vem de treinador diferente daquela decisão. Na conquista do Mineiro, Givanildo Oliveira era o comandante. Ele foi substituído por Sérgio Vieira, que durou pouco no clube. Quem terá a missão de levar o América de volta ao caminho das vitórias é Enderson Moreira. E ele colocará em campo uma equipe bem diferente daquela que levantou a taça.
Na decisão, o Coelho jogou com João Ricardo, Artur, Alison (expulso aos 36min 2ºT), Sueliton e Bryan; Claudinei, Leandro Guerreiro, Rafael Bastos e Danilo; Osman e Victor Rangel. Ainda entraram em campo Jonas, Borges e Tiago Luís.
A maioria desses jogadores já deixou o Coelho. Permanecem apenas João Ricardo, Leandro Guerreiro e Jonas, que entrarão em campo, além de Claudinei, Danilo e Osman, que ficarão no banco de reservas, e Alison, que está lesionado. O time deve ser escalado com João Ricardo; Jonas, Messias, Éder Lima e Gilson; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes, Tony e Matheusinho; Michael.
Mín. 16° Máx. 28°