Restando nove rodadas, o Atlético tem um grande desafio: tirar uma diferença de sete pontos para o líder Palmeiras, tendo ainda quatro pontos de desvantagem para o vice-líder Flamengo. Ao analisar a campanha alvinegra, o técnico Marcelo Oliveira detectou o principal fator para o distanciamento do time para os concorrentes: o começo de trabalho no Galo.
O treinador assumiu a equipe na segunda rodada, ocupando o lugar de Diego Aguirre. A chegada foi cheia de obstáculos para montar o time. Marcelo chegou a ter 11 baixas, entre lesionados, suspensos e atletas convocados para seleções.
Com tantos problemas, o Galo ficou sete partidas sem vencer. Somou apenas 7 de 24 pontos, um aproveitamento nas oito rodadas iniciais de 29,1%, que deixou o clube na zona de rebaixamento. Já Palmeiras e Flamengo nesse mesmo período conquistaram 16 e 13 pontos, respectivamente, ou 66,6% e 45,1% de rendimento.
Com o elenco recomposto e a chegada de reforços como Fred, Maicosuel, Fábio Santos e Otero, o Atlético reagiu noCampeonato Brasileiro. Saltou rapidamente da zona da degola para a briga pelo título.
Nas últimas 21 rodadas, o Galo tem a melhor campanha do campeonato. Ganhou 46 pontos (14 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, aproveitamento de 73%). Palmeiras e Flamengo vêm em seguida com 44 pontos (13v, 5e, 3d, aproveitamento de 69,8%).
“Chegamos e tivemos uma dificuldade imensa no início. Isso que está pesando agora para essa diferença de pontos. Depois foi regular. O time teve aproveitamento regular, embora possamos melhorar fora de casa. Tivemos muitas contusões. Temos jogadores selecionáveis e acabamos sendo prejudicados. Acho que temos elenco e trabalho para seguir bem até o final do ano”, analisa Marcelo Oliveira.
Além dos números ruins do início de competição, o desempenho inferior como visitante em relação aos rivais têm dificultado a busca da taça. Palmeiras e Flamengo são os melhores fora de casa, com 27 e 22 pontos conquistados. O Atlético tem 19 pontos somados no campo adversário.
Para manter vivo o sonho, o Galo promete encarar os nove jogos restantes como finais. Além disso, aposta nos confrontos diretos com Flamengo (dia 29 de outubro) e Palmeiras (pela 35ª rodada, em data a ser confirmada). Os dois duelos serão disputados em Belo Horizonte, onde o Alvinegro vem de 10 vitórias seguidas.
Pontuação após as oito rodadas iniciais
Palmeiras: 16 pontos, 5v, 1e, 2d (aproveitamento de 66,6%)
Flamengo: 13 pontos, 4v, 1e, 3d (aproveitamento de 45,1%)
Atlético: 7 pontos, 1v, 4e, 3d (aproveitamento de 29,1%)
Pontuação das 21 últimas rodadas
Atlético: 46 pontos, 14v, 4e, 3d (aproveitamento de 73%)
Palmeiras: 44 pontos, 13v, 5e, 3d (aproveitamento de 69,8%)
Flamengo: 44 pontos, 13v, 5e, 3d (aproveitamento de 69,8%)
Mín. 16° Máx. 28°