O Governo de Minas, por meio da SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação), está trabalhando na elaboração do currículo referência do ensino médio e quer contar com a participação dos jovens na construção do documento. Para isso, até o dia 24 de agosto, a pasta, em colaboração com a Undime-MG( União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de), disponibiliza um questionário na web (acesse aqui) para que alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, das redes municipais, privada e estadual, possam participar do processo.
Nomeada a “Escuta dos Estudantes”, a ação integra as comemorações da Semana Estadual das Juventudes e pretende que os alunos mineiros possam expressar suas expectativas e serem, também, protagonistas da construção do Novo Ensino Médio.
Coordenadora de Etapa do Currículo Ensino Médio, Iara Viana espera contar com a participação dos jovens. “Haverá êxito nesse processo se todos fizerem a sua parte – as redes públicas estaduais, a rede privada de ensino, os estados e a União. Precisamos cuidar da implantação segura e inteligente do Novo Ensino Médio. E a importância decisiva, nesse contexto, está na participação dos sujeitos jovens. Abrir esse diálogo, reconhecendo a diversidade dessa parcela da população mineira, é um reconhecimento de que os estudantes são os protagonistas desta construção”, afirma.
No formulário, os jovens irão encontrar perguntas como “Quais atividades não podem faltar em uma escola bacana?”, “Qual o objetivo principal de uma escola que faria você aprender”, entre outras. Toda as contribuições serão analisadas e incorporadas à versão final do Currículo Referência do Ensino Médio.
O Novo Ensino Médio está sendo elaborado por meio do PROBNCC (Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular). A partir dele, serão feitas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da Educação Básica.
Atendendo à Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Referência do Ensino Médio será composto pela Formação Geral Básica, que vai considerar as aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte do currículo em que ocorrerá a escolha dos alunos por conteúdos que se relacionam com seus interesses.
Os Itinerários Formativos serão formados por componentes de aprofundamento nas quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e na formação técnica e profissional (separadamente ou integradamente), pelas aulas eletivas e pelas aulas de Projeto de Vida.
O objetivo da SEE-MG é que o Currículo Referência do Ensino Médio seja homologado pelo Conselho Estadual de Educação ainda este ano.
A Semana Estadual das Juventudes, realizada em Minas de 11 a 18 de setembro, tem objetivo de estimular o debate sobre medidas de proteção aos jovens e fomentar uma atenção ampliada a alguns segmentos específicos como negros(as), moradores das periferias e da zona rural.
Mín. 17° Máx. 23°