Na luta contra o primeiro rebaixamento de sua história, o Cruzeiro precisa fazer ao menos 13 pontos dos últimos 30 para espantar de vez as chances de degola. Para não se complicar mais pra frente, quando terá uma sequência dura no Mineirão contra três times que brigam pela Libertadores – Fluminense, Santos e Corinthians –, o ideal é que a equipe do técnico Mano Menezes pontue o quanto antes, a começar pela partida contra a Ponte Preta, sábado, às 21h, no Gigante da Pampulha.
Pelos principais sites de estatísticas, a chance de permanência na Série A é superior a 95% para as equipes que atingirem 46 pontos. Com o triunfo sobre o Grêmio por 1 a 0, sábado, em casa, o Cruzeiro foi a 33, diminuindo a chance de descenso para cerca de 25%, segundo projeção do departamento de matemática da UFMG e do site Infobola. Mesmo que o futebol não tenha enchido os olhos dos torcedores, o triunfo deu fim à sequência de quatro jogos sem vitória. Além disso, foi o primeiro passo da Raposa, que tinha o objetivo de fazer os seis pontos das duas partidas seguidas em casa.
Nas entrevistas, o técnico Mano Menezes tem destacado a importância da presença da torcida no estádio e reiterado que o Cruzeiro vai sair da situação incômoda. “Somos um grupo, somos um time, e quero falar ao torcedor que vamos sair dessa situação e recuperar a condição que deixamos escapar”, afirmou, no dia seguinte à derrota para o Flamengo, na 27ª rodada.
Dos próximos 10 jogos, cinco serão no Mineirão: Ponte Preta e Chapecoense – que estão na parte de baixo da tabela – e depois Fluminense, Santos e Corinthians – lutam pela Libertadores. “Não tenho dúvida de que o torcedor que veio vai voltar e o que não veio vai somar com os que vieram”, disse Mano depois do triunfo contra o Grêmio.
Fora de casa, onde o Cruzeiro tem conseguido pontos importantes, terá alguns confrontos diretos, contra Vitória, Sport e Internacional, além do duelo contra o atual líder do campeonato, Palmeiras, que terá de mandar o jogo da 30ª rodada em Araraquara, uma vez que a Arena Palmeiras estará ocupada por causa do show do italiano Andrea Bocelli.
RETA FINAL
Sábado: Ponte Preta, no Mineirão
Contra adversário irregular, vindo de derrotas, Cruzeiro tem boa chance de se distanciar da degola
13/10: Palmeiras, na Fonte Luminosa
Jogo duro contra o atual líder. Pesa a favor o fato de o jogo ser em Araraquara por causa de um show na Arena
16/10: Chapecoense, no Mineirão
O primeiro de dois “jogos de seis pontos”. Outra partida que só a vitória interessa à Raposa
23/10: Vitória, no Barradão
Adversário direto contra o rebaixamento. O Cruzeiro venceu no Barradão, pela Copa do Brasil
29/10: Atlético-PR, na Arena da Baixada
O jogo em Curitiba abre uma sequência difícil contra adversários que lutam pela Libertadores.
6/11: Fluminense, no Mineirão
Será o primeiro de três adversários que brigam por G-6 que o Cruzeiro recebe no Mineirão
16/11: Sport, na Ilha do Retiro
Outro adversário direto. Vencer o Leão, fora, pode aliviar a pressão para a sequência complicada
20/11: Santos, no Mineirão
Precisando pontuar em casa, Cruzeiro terá mais um adversário da parte de cima da tabela
27/11: Internacional, no Beira-Rio
Dependendo da sequência, jogo pode ser decisivo para os dois, que atualmente brigam na parte de baixo da tabela.
4/12: Corinthians, no Mineirão
Como o adversário almeja Libertadores, o ideal é que a Raposa chegue já com a vida definida.
Mín. 16° Máx. 28°