O Cruzeiro conseguiu a reação no segundo tempo do clássico, depois de primeira etapa em que as estratégias de Mano Menezes não surtiram efeito. O treinador reconheceu que seus jogadores entraram desligados, mas valorizou a recuperação celeste nos últimos minutos do jogo no Mineirão e o empate por 1 a 1 diante do Atlético.
“Saio com uma parte de mim frustrada nesse jogo. Merecíamos vencer nos últimos minutos. Mas entendo bem a grandeza desse tipo de partida. O torcedor inteligente sabe muito bem que não poderíamos perder o clássico, porque tínhamos o risco de cair para os quatro últimos, além de deixar nosso rival vencer. Apesar de uma parte sair frustrada, a outra sai entendendo que o resultado que conquistamos não é tão ruim”, afirmou o comandante.
Mano assegura que a situação do Cruzeiro não é desesperadora e acredita na evolução conjunta do grupo a partir do jogo de domingo, contra o Flamengo, em Cariacica-ES: “O Cruzeiro depende só dele. Não depende de resultado de ninguém. Se fizermos nossa parte, vamos subir na tabela. Vamos ter jogos difíceis, como o de domingo, contra o Flamengo. Mas estamos acostumados. Temos que ser mais cuidadosos, sabendo nos comportar. Não podemos misturar as coisas. O único resultado improvável neste Brasileiro era a derrota para o Botafogo, em que não fizemos nossa obrigação. Os outros resultados são normais, como a derrota no Morumbi e o empate aqui”.
Na visão do comandante, a escalação inicial do Atlético, que não teve Cazares e Pratto, não chegou a surpreendê-lo: “Trabalhamos várias possibilidades. O Atlético poderia jogar com três volantes, com Donizete, Urso e Carioca, poderia usar o Lucas Cândido e poderia jogar com dois mais adiantados, como fez com Pratto e Fred. Mas quem sabe onde aperta o sapato é do lado de lá. Eles sabem o porquê de ter feito essa escolha (com Otero e Clayton). Nós entendemos o jogo. Tivemos liberdade onde o Clayton estava, mas não chegamos lá dentro. Fizemos uma virada no primeiro tempo. Essa leitura é feita pelos jogadores lá dentro. Eles buscam soluções. Acredito que estávamos preparados para as possibilidades que o Atlético apresentou”.
Devido à expulsão contra o Atlético, nos minutos finais, por ter reclamado do cartão vermelho dado ao lateral-direito Lucas, Mano terá que cumprir suspensão contra o Flamengo, no próximo domingo, em Cariacica (ES). O auxiliar Sidney Lobo ficará no banco de reservas orientando a equipe.
Mín. 16° Máx. 28°