Quis o destino que o primeiro jogo do Sada Cruzeiro na temporada com sua dupla de campeões olímpicos acontecesse justamente no clássico contra o Minas Tênis Clube. Nesta quarta-feira, ás 20h, no ginásio da Unifemm, em Sete Lagoas, o levantador William e o oposto Evandro devem entrar como titulares diante no maior rival celeste, em jogo válido pelo Campeonato Mineiro.
Depois de ganharem duas semanas de folga pelo título da Rio 2016, os dois voltaram aos treinamentos no final da última semana, quando começaram fazendo trabalhos mais físicos do que técnicos e táticos. Na última segunda, eles já retomaram as atividades normais ao lado dos companheiros, esperando pela hora do clássico, quando reeditarão as jogadas que foram vistas na Olimpíada durante as inversões do técnico Bernardinho.
Pesará contra o fato de os dois não estarem no mesmo ritmo dos companheiros. "Existe uma grande diferença ainda, até porque eles estão treinando há dois meses e nós chegamos recentemente. Se eu entrar, darei meu máximo, que pode não ser suficiente. Vou tentar fazer de tudo para suprir a parte física", comenta Evandro, que chega para substituir Wallace. O principal concorrente de Evandro na saída de rede, Alan, está contundido, aumentando as chances do campeão olímpico fazer sua estreia pelo Cruzeiro.
O levantador William também admite não estar na melhor condição física, deixando nas mãos do técnico Marcelo Mendez a opção de escalá-lo como titular. "O que ele decidir, pra mim está ótimo. Acho que eu já reúno condições, quarta-feira estarei melhor que nos últimos dias e essas atividades, desde que cheguei, servem para me readaptar. Posso não estar 100% fisicamente, mas me sinto pronto para ajudar", revela.
Menos peso. Mesmo com a dupla podendo não suportar um jogo inteiro no seu auge físico, o Minas sabe do que terá pela frente para tentar surpreender. "O elenco deles é muito forte e os dois meninos que estiveram jogando mostram isso. Essa coisa de que William e Evandro estão sem ritmo não 'cola' muito. Acho que isso não pesará tanto, já que eles jogaram uma Olimpíada recentemente. Será o primeiro de alguns encontros entre nós e eles que devem acontecer na temporada", sinaliza o levantador Thiago Gelinski.
O ponta Samuel coloca uma responsabilidade maior para os cruzeirenses que, mais uma vez, montaram um time para ganhar tudo que for possível. "Eles são favoritos contra qualquer time do mundo. Existem times do mesmo nível, mas acho que o favoritismo sempre será do Cruzeiro. Isso pra gente pode ser bom. Entraremos como franco atiradores e isso tira um pouco da nossa pressão, mesmo tendo a obrigação de fazer o nosso papel bem feito. Os dois times jogaram pouco na temporada e nós, pelo menos, ainda estamos em uma fase de ajustes", pontua o jogador.
Confira como está a classificação do Campeonato Mineiro masculino de vôlei
1. Sada Cruzeiro - 8 pontos, 3 jogos
2. Minas Tênis Clube - 5 pontos, 2 jogos
3. Montes Claros Vôlei - 3 pontos, 2 jogos
4. JF Vôlei - 2 pontos, 5 jogos
Mín. 16° Máx. 28°