Em meio a quarentena preventiva, em função da pandemia do Covid-19, o Colégio Franciscano Regina Pacis, em Sete Lagoas criou 131 salas virtuais em parceria com o Google para a transmissão de aulas. É o que informa Adriano Fonseca, Gestor da Rede Clarissas Franciscanas, instituição responsável pelo colégio na cidade e de outras três unidades educacionais em Minas. “Estamos tomando todas as providências possíveis, dentro das orientações governamentais e entidades de classe, investindo e avançando em técnicas e tecnologias para assegurar e honrar nossos compromissos para com a saúde e a educação de seus alunos”, enfatiza.
Com a criação das salas virtuais, Gustavo Moretto, que é Gestor Pedagógico da rede, explica que cada disciplina contará com um atendimento personalizado e poderá ser acompanhada pelos pais dos estudantes de forma interativa, não gerando prejuízo para o ano letivo estudantil. “Mesmo em tempo e isolamento social, a equipe pedagógica continua seu incessante trabalho de ensinar aos alunos da melhor forma possível, minimizando as dificuldades do distanciamento e ampliando a interação entre todos os envolvidos. Todas as atividades são monitoradas de maneira que a totalidade do conteúdo previsto no curriculum seja aplicado de maneira eficaz para que o aprendizado seja de acordo com o previsto antes da pandemia, ou seja, de forma presencial ou a distância, nosso compromisso é em continuar promovendo uma educação de qualidade”, detalha.
Google: A gigante americana é parceira do Colégio Franciscano Regina Pacis desde 2014 oferecendo todas as suas ferramentas de organização e produtividade. “Neste momento de isolamento social, o Colégio Franciscano Regina Pacis reafirma seu compromisso com a educação integral de seus estudantes, buscando soluções educacionais que atendam as demandas contemporâneas. Diante disso, não podemos deixar de lançar mão das múltiplas possibilidades de aprendizagem. Precisamos auxiliar nossos estudantes a manterem sua rotina de estudos, possibilitando a interação com seus professores e colegas. Estamos distantes, fisicamente, das nossas famílias e estudantes, porém ainda mais unidos em prol do mesmo objetivo: conhecimento e valores que transformam o mundo”, destaca Katyuscia Kelman Silva Ramos, Diretora do Regina Pacis.
Cristina Afonso, Assessora Jurídica da Rede Clarissas orienta que todo o trabalho educacional está sendo realizado em consonância com o Conselho Estadual de Educação que publicou, no dia 27 de março, a Nota de Esclarecimento e Orientações 01/2020 orientando a reorganização das atividades escolares em Minas Gerais, o que também está de acordo com os dispositivos Constitucionais, Federal a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA Lei 8069/90 e a Legislação do Sistema Estadual de Ensino, primando pelos direitos fundamentais dos discentes, especialmente para priorização da aprendizagem, convivência familiar e os aspectos físicos, cognitivos, psíquicos e morais. “Trabalharemos sempre fundamentados nas decisões dos órgãos superiores reguladores, assim como nas orientações emanadas pelas entidades de classes, conclui Cristina.
Ana Flávia Dornas, mãe da aluna Gabriela Dornas, que estuda no 3º ano do Ensino Fundamental no colégio afirma que a escola não mediu esforços para dar continuidade à educação dos alunos. “As aulas online estão promovendo ensino de qualidade e incentivando ainda mais a participação da família nos estudos diários. Destaque ao zelo dos professores nos âmbitos emocionais e afetivos. Parabéns!”.
Mín. 16° Máx. 23°