Sem previsão para a volta à normalidade por conta da pandemia de coronavírus, escolas particulares de Sete Lagoas e Belo Horizonte, que vem adotando aulas e atividades pela internet, começaram a antecipar férias ou recessos escolares. As medidas seguem uma sugestão do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep), discutidas em assembleia geral da categoria, realizada no último dia 7. O objetivo é tentar evitar prejuízos ao ano letivo com a reposição futura de aulas.
As escolas têm autonomia para definir a organização do calendário escolar, mas algumas datas foram pré-estabelecidas. As instituições de ensino que oferecem apenas a educação infantil devem ter 15 dias de recesso escolar no período de 22 de abril a 06 de maio e possivelmente, a antecipação de 15 dias de férias no período de 7 a 21 de maio. As escolas que possuem a educação infantil com o ensino fundamental e/ou ensino médio poderão fazer a recomposição de calendário no período de 04 a 15 de maio somente para a Educação Infantil e recesso escolar no período de 18 de maio a 1º de junho para todos os segmentos (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).
O Colégio Santa Maria Minas que tem unidade em Sete Lagoas, por exemplo, estipulou períodos sem aulas diferentes dos sugeridos. O recesso da educação infantil vai de 4 de maio a 1º de junho e, na sequências, as férias, entre 18 de maio e 1º de junho. O recesso escolar de junho para a educação básica também fica antecipada para esse último período citado.
O objetivo das medidas é utilizar tanto feriados previstos para este ano, quanto a antecipação do recesso e das férias para preencher o calendário escolar. De toda forma, é provável que aconteçam aulas em dezembro e ao longo dos sábados do segundo semestre.
Excepcionalmente em 2020, por causa da pandemia, o calendário escolar assegurará o mínimo de 800 horas, mas nem a necessidade de atingir os 200 dias letivos, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso foi determinado pela Medida Provisória nº 934, publicada em 1º de abril deste ano, por conta da pandemia de coronavírus.
Com a paralisação das aulas, muitas escolas optaram e realizar aulas online, seguindo normas do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, publicadas no fim de março.
Mín. 16° Máx. 23°