Com a proximidade do dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, o Shopping Sete Lagoas abre espaço para as comemorações da Semana da Pátria, com a Exposição do Exército Brasileiro. Entre os dias 2 e 4 de setembro, diversos equipamentos militares estarão em exibição no corredor da loja Marisa. O público poderá conhecer simuladores de mísseis, radar de identificação de aeronaves, barraca iglu militarizada para acampamentos, dentre outros, e visitar os estandes do Exército. O evento é uma parceria do mall com o 4º Grupo de Artilharia Antiaérea (4º GAAAe), representante da corporação em Sete Lagoas.
No dia 2, durante a abertura da exposição, haverá uma apresentação da Banda Militar da 4ª Região Militar de Belo Horizonte, composta por um efetivo de 40 músicos. O evento será no Pátio das Águas, área externa do shopping, às 19h, e vai contar com um repertório de Música Popular Brasileira (MPB) e canções militares. A líder de marketing do Shopping Sete Lagoas, Patrícia Naves, conta que essa é a quarta edição do evento realizada pelo centro de compras. “O shopping recebe a corporação para que a população possa conhecer o trabalho do exército e estimular o amor e o orgulho pela nossa pátria”, conta.
Além da mostra de equipamentos, os interessados também poderão visitar os estandes do Exército com informações sobre a atuação e formas de ingressar nas Forças Armadas, incluindo o trabalho em grandes eventos. Haverá também a distribuição de panfletos e revistas informativas. Além disso, a criançada poderá brincar de colorir na revista infantil “Recrutinha”.
O Capitão Milton César, Oficial de Comunicação Social do 4º GAAAe destaca que essa é uma oportunidade de aproximação do Exército com a sociedade. “O quartel fica em uma área de pouco acesso, então eventos como esse são uma importante forma de contato com a sociedade para divulgar os valores cívicos, estimular o patriotismo, e apresentar os símbolos nacionais”.
O oficial explica que muitas pessoas têm vontade de atuar pelas Forças Armadas, mas ainda não sabem como. “A sociedade sabe sobre o alistamento militar, que é realizado quando o jovem completa 18 anos, mas atualmente temos mais de 10 formas de ingresso na corporação, incluindo profissionais com graduação em matemática, direito, saúde, dentre outros. Até o ano passado as mulheres tinham uma atuação limitada, mas hoje elas podem trabalhar em diversas frentes, como administração, docência, saúde, e também no combate. Todas essas informações estarão disponíveis em nossa Exposição para os interessados” orienta.
Mín. 18° Máx. 23°