O número de alunos no ensino médio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas estaduais de Minas Gerais cresceu até 20% nesse segundo semestre se comparado aos primeiros seis meses de 2016, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). Mudanças de conteúdo e do horário das aulas são apontadas, pelo Governo, como as principais causas para o aumento das matrículas.
O crescimento de alunos do ensino médio foi maior nas turmas do 2º período se comparadas as matrículas feitas em agosto em relação a março, chegando a 20% de aumento. Já o 3º período registrou crescimento de 0,19% no número de alunos. A evasão do EJA, ainda segundo a Secretaria de Educação, caiu e ficou em 0,6%. Os números por Município não foram disponibilizados.
Em entrevista dada à Agência Minas, a superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Cecília Resende, creditou o aumento da quantidade de alunos à mudança do início das aulas para as 19h. Antes, os estudantes entravam na escola às 18h. Ainda de acordo com ela, uma nova disciplina incluída na grade curricular atraiu os alunos, que é a Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM). “A DIM é interdisciplinar, planejada a partir de um tema proposto pelos professores das quatro áreas do conhecimento – ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagem – e é dada por três deles ao mesmo tempo”, disse.
Mín. 14° Máx. 26°