Saber quando o filho deve largar as fraldas nem sempre é fácil. Para algumas crianças, a transição não é tão simples e exige mais atenção. Com dicas simples para desfraldar as crianças em apenas uma semana, mães e pais de primeira viagem conseguirão enfrentar essa mudança com tranquilidade.
Quando você perceber que é o momento certo para o seu pequeno começar a controlar a vontade de fazer xixi ou cocô, gaste o tempo que você tem em casa para fazer as chamadas sessões. O que isso significa? Que enquanto seu filho estiver em casa, deixe-o fazer tudo normalmente, mas a cada quinze minutos, tente colocar o pequeno no bacio ou sentado no peniquinho. No final de cada sessão, coloque a fralda normalmente. No terceiro dia, a sessão deve durar o dia todo.
Outra dica é deixar que seu filho ande pela casa nu ou apenas vestindo uma camiseta. Quando ele perceber que não tem uma fralda para fazer suas necessidades, vai logo procurar um espaço para isso. Esta é a hora de mostrar a ele que o banheiro é o lugar certo.
BARTOSZ BUDREWICZ/SHUTTERSTOCK
Adesivos, doces e lembrancinhas são boas recompensas para essas pequenas conquistas. A partir disso, você pode aumentar o incentivo, oferecendo um brinquedo ou passeio para conquistas maiores, como passar um dia inteiro sem fraldas ou ficar sequinho.
Quando o seu filho acerta e vai direto para o banheiro, não se esqueça de aplaudir e demonstrar carinho – com um beijo ou abraço. Você também pode deixá-lo fazer telefonemas para seus avós ou tios para falar sobre o feito: quanto mais as pessoas vibrarem com isso, melhor.
Se o seu filho frequenta a escola, é importante que você fale com os professores e avise que ele está deixando as fraldas. Se preferir, também pode pedir para ir ao banheiro com seu filho, para a criança se acostumar com a situação e perder o medo dessa nova área dentro da instituição.
ISTOCK
As crianças são muito visuais, então o ideal é que elas aprendam a fazer coisas com alguém do mesmo sexo que possa explicá-las. Se você é uma mãe solteira e tem um filho do sexo masculino, procure o avô, um tio ou qualquer outro homem que esteja disposto a ajudar a criança nesta transição.
Tenha em mente que você vai precisar de uma série de coisas nessa nova fase, como roupas íntimas, mudas de roupas para trocas, papel higiênico para limpar e, claro, um penico portátil. Se a criança está aprendendo, precisa ter tudo à sua disposição para fazê-lo.
OKSANA KUZMINA/SHUTTERSTOCK
A recomendação é não oferecer nada de beber ao seu filho pelo menos uma hora antes de dormir. Desta forma, você vai ajudá-lo a ficar sequinho a noite toda. Para ele não sentir fome, vale servir o jantar um pouco mais tarde e evitar comer aquele lanchinho antes de ir para a cama. Lembre-se que o treinamento noturno só deve começar depois que a criança se controlar durante o dia.
Há muitos livros relacionados ao tema do desfralde, tanto para os pais que estão tentando ajudar as crianças nessa mudança, quanto para os próprios pequenos, com ilustrações e historinhas de incentivo.
Matéria traduzida do original de VIX espanhol, do autor Lucia Vazquez.
Mín. 17° Máx. 27°