A volta às aulas nas redes estadual e municipais de Minas Gerais traz uma novidade na sistemática de ensino. Começa a valer o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ele é organizado por habilidades, competências e por ano de escolaridade, descrevendo tudo o que o estudante aprenderá ao longo de cada série.
“O CRMG abarca a Base Nacional Comum Curricular, mas ele vai muito além. Ele traz para o documento habilidades e competências que toda comunidade escolar, que participou dos momentos de consulta, acharam importante estar neste currículo. O objetivo é que não perdêssemos as nossas particularidades e que o documento contemplasse toda a diversidade do estado”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e coordenadora estadual do Currículo, Geniana Faria.
Uma das principais novidades é a incorporação das atividades de artes em todos os anos do Fundamental – antes a escola podia determinar em que momento a disciplina seria incluída.
Mín. 16° Máx. 23°