A Seleção Venezuelana divulgou no início da tarde desta quinta-feira a carta de renúncia do técnico Rafael Dudamel, que será anunciado pelo Atlético nos próximos dias. No documento (tradução abaixo da imagem), o treinador agradece os jogadores, a comissão técnica e o presidente licenciado da Federação Venezuelana de Futebol, Laureano González.
Leia a tradução:
Venezuela! Desde o primeiro dia em que assumi o cargo de técnico da seleção, em 1º de abril de 2016, trabalhei para devolver a nossa equipe ao lugar que merecia e havia alcançado em anos anteriores.
Hoje, tomo a decisão de renunciar à Vinotinto em seu melhor momento na história e prestes a um novo ciclo de Eliminatórias. Considero que é o melhor para a seleção. Minha relação com a direção se deteriorou rapidamente nos últimos tempos e, nas condições atuais, era muito complicado continuar.
Por isso e com uma equipe blindada, deixo o cargo de técnico da seleção para que um novo treinador possa ter as condições de trabalho que já não eram oferecidas a mim e que são indispensáveis para alcançar o tão desejado sonho.
Obrigado à minha família pelo apoio incondicional, por saber conviver com as exigências de ser o líder de um país, desfrutando das vitórias e me apoiando em cada adversidade.
À minha comissão técnica, por seu apoio e lealdade incondicional, construímos uma família das que dificilmente se separam. Obrigado por acreditar em mim. Um dia o futebol nos reunirá novamente.
Faço uma menção especial aos meus jogadores porque tudo o que foi alcançado é deles, dos juvenis aos profissionais.
Construímos uma equipe sólida que tem um rumo seguro e da qual estou muito orgulhoso. Vocês têm o talento para alcançar o objetivo mundial e serão à distância. O país os acompanhará. Sinceramente, obrigado pelos valores humanos, profissionalismo e compromisso.
Ao senhor presidente da Federação Venezuelana de Futebol licenciado, Laureano González, meu agradecimento pelo apoio e confiança. Presidente, em suas mãos está o futuro do futebol venezuelano. O país saberá agradecê-lo.
Obrigado, Venezuela, por me apoiar nesta fascinante tarefa. Minha carreira continua, como em toda minha vida, tentando deixar mais alto o nome do nosso amado país.
Dudamel trará para a comissão técnica no clube alvinegro o auxiliar Marcos Mathías, o preparador fisíco Joseph Cañas, o analista de desempenho Rodrigo Piñón e o coach motivacional Jeremías Álvarez.
A contratação do técnico seguirá a linha “pés no chão” da atual gestão do Galo. O salário está dentro da realidade do clube.
Ex-goleiro da Seleção Venezuelana, Dudamel iniciou a carreira de técnico na temporada 2010-2011 no Estudiantes de Mérida (Venezuela), passou pela seleção Sub-17 local, com a qual foi vice-campeão do Sul-Americano em 2013, pelo Deportivo Lara (Venezuela), pela seleção sub-20 de seu país, com a qual ficou com o vice da Copa do Mundo de 2017, ao mesmo tempo em que também treinava a seleção principal, na qual está desde 2016. Nas Eliminatórias para a Copa da Rússia, no ano passado, o país ficou na última posição.
Mín. 16° Máx. 23°