O sete-lagoano Djalma Victor é finalista do reality show “Mestre do Sabor”, da Rede Globo. Os outros finalistas são: Dudu Poerner, Lui Veronese e Gabriel Coelho.
A semifinal aconteceu na noite desta quinta-feira (19). As duas eliminadas na semifinal foram Amanda Grezzana e Lira Müller, que estavam sob a orientação de Kátia Barbosa.
Na primeira prova da semifinal, o desafio consistia em preparar pratos com PANCs, ou seja, plantas alimentícias não convencionais. Para o público, a grande revelação foi que a vitória régia é uma planta comestível.
Os mestres orientaram os cozinheiros, mas cada participante teve de realizar seu trabalho sozinho. Coube ao cicerone Claude Troisgros provar os pratos às cegas.
PANCs
O primeiro classificado foi Djalma Victor, que preparou um cassoulet de polvo com cavaquinha, feijão mulato, ervilha, caldo de polvo, caldo de feijão e farofa de limão. Seu ingrediente-chave foi uma taioba, que arrancou elogios do chef.
O segundo participante a garantir a vaga na final foi Lui Veronese (orientado por Leo Paixão), que cozinhou um peixe acompanhando quatro PANCs: uma trilha com escama frita, mousseline de cará-moela, couve panc com cipó alho e chips de Raiz de Lótus.
Lira Müller e Dudu Poerner pecaram em erros nos respectivos peixes preparados para acompanhar as verduras; a primeira passou do ponto com a escama, o segundo esqueceu de colocar sal.
Amanda Grezzana preparou uma costela que apresentou "falta de técnica no cozimento", segundo Troisgros. Já Gabriel Coelho fez uma costela glaceada, mas deixou o molho ácido e, para o apresentador, o prato ficou com sabor muito defumado.
Cuscuz paulista
A segunda etapa do programa consistiu no preparo de um prato com ingredientes base do cuscuz paulista. O desafio foi encaixar ao menos três elementos da iguaria no preparo.
Gabriel fez um cuscuz paulista com caldo de camarão e leite de coco, vinagrete de palmito pupunha, lula queimada com maçarico Já Dudu mudou a receita na metade da prova e apresentou um prato com peixes, camarões e palmitos grelhados, farofa de castanha com farinha de milho e molho de camarão.
Amanda preparou uma emulsão de coentro com leite de castanhas, palmito, ervilha, cogumelos, camarão e farofa de mandioca flocada.
Lira Müller apresentou aos chefs um bolovo com massa de cuscuz com caldo de camarão, escabeche de legumes, sardinha frita e maionese de coentro; ao deixar a casca do camarão, recebeu uma ressalva de Kátia Barbosa.
Mín. 16° Máx. 23°