Um dos eventos mais esperados do calendário natalino de Belo Horizonte, a iluminação da Praça da Liberdade, será inaugurada nesta quarta-feira (11), às 19h, com uma programação que inclui Papai Noel, noeletes, minitrio elétrico, coral e vesperata natalina. Com custo total de R$ 500 mil, a decoração tem como base, estrelas que remetem a um Natal tradicional.
São três árvores de Natal (uma com 12 metros e duas com três metros cada), 200 mil micro lâmpadas de LED – mais econômicas que micro lâmpadas convencionais –, 300 estrelas variadas, 400 jogos de strobos e 400 snow (tubos que remetem a neve caindo). Esses conjuntos de lâmpadas irão formar imagens como estrelas e árvores de Natal para iluminar calçadas, alamedas, canteiros, palmeiras, fonte e coreto da praça e levar a magia natalina aos milhões de moradores de Belo Horizonte e visitantes que passarem pelo local entre hoje e 6 de janeiro de 2020.
A programação de inauguração contará com contagem regressiva para acendimento das luzes, coral da Associação Recreativa e Cultural dos Empregados da Cemig (Gremig) nas escadarias do coreto, minitrio com Papai Noel e noeletes que circulará a praça e vesperata no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Realização – Para viabilizar a decoração da Praça da Liberdade, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) liderou a ação, unindo forças com a Cemig, MRV, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), Circuito Praça da Liberdade, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Gerdau. A ação conta com a parceria da Arcelor Mittal, Copasa, Associação Mineira de Supermercados (Amis), Olimpo Segurança, Sicoob Divicred e Dois5F.
Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a Praça da Liberdade é uma referência para os belo-horizontinos, mineiros e os turistas que visitam a capital mineira. “É importante que essa iluminação se mantenha, pois o ambiente decorado reforça a emoção do Natal e tem reflexo positivo nas vendas, além de ser um atrativo cultural para toda a população”, disse. “Por isso o empenho da CDL/BH na viabilização da iluminação da Praça da Liberdade”, completa.
Mín. 16° Máx. 23°