O Sindicato dos Metalúrgicos de Sete Lagoas tem sua primeira vitória ao ingressar na Justiça do Trabalho requerendo uma liminar para suspender as demissões na Iveco.
A audiência no Tribunal Regional do Trabalho aconteceu no dia 09/08, e foi presidida pelo Desembargador Ricardo Antônio Mohallem.
A audiência contou com a presença da Procuradora do Trabalho, Dra. Maria Amélia Bracks, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sete Lagoas Ernane Geraldo Dias e representantes da Iveco. Na oportunidade, foi celebrado um acordo entre as partes. O acordo firmado, a Iveco fica proibida de realizar demissões no prazo de 45 dias na unidade de Sete Lagoas. Neste Prazo, o Sindicato e a empresa, negociarão uma proposta global a ser apresentada perante o Tribunal do Trabalho.
Caso se chegue a um acordo, ele será homologado pelo Desembargador; caso contrário, já está marcada uma nova audiência para o dia 26 de Setembro.
Segundo o sindicalista Ernane Geraldo Dias, a Iveco vem demitindo os trabalhadores de forma gradativa, em 2015 a empresa demitiu 750 trabalhadores, e em 2016 já foram demitidos 418 trabalhadores. “Conseguimos parte do nosso objetivo pois durante 45 dias a empresa não poderá demitir ninguém, vamos ter uma série de reuniões periódicas e já temos agendado no egrégio tribunal uma nova audiência para o dia 26 / 09, nosso desejo é conseguir uma estabilidade de 180 dias e se por ventura alguém for demitido após esta data a empresa terá que pagar além das verbas indenizatórias um benefício como extensão de convênio médico, cesta básica e um prêmio em dinheiro”. Disse o sindicalista.
Mín. 17° Máx. 27°