O temporal que atingiu Sete Lagoas na sexta-feira (22/11) provocou danos ao sistema elétrico e ocasionou a falta de energia em pontos da cidade, inclusive ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), companhia responsável pelo abastecimento de água no município.
Logo no início da chuva, equipes da Cemig em Sete Lagoas foram mobilizadas para os atendimentos, e o chamado do SAAE recebeu prioridade.
Por volta das 21 horas, após restabelecimento de cargas interrompidas na cidade, técnicos constataram falta de fase no alimentador que atende exclusivamente o SAAE. Durante a madrugada de sábado (23/11), a Cemig iniciou a verificação do circuito para correção do problema, mas devido à dificuldade de acesso causada pela vegetação e uma porteira de propriedade rural particular trancada, a inspeção precisou ser interrompida até o início da manhã.
O primeiro dano no circuito foi localizado por volta do meio-dia de sábado, mas após reparo, o fornecimento de energia ao SAAE continuava instável. Por volta das 21h30 do mesmo dia, foram localizados outros dois pontos danificados na rede. Devido a sua complexidade, esses serviços foram concluídos ao meio-dia de domingo (24/11).
Mesmo após todas as correções, a falta de fase na rede do SAAE não foi normalizada. No momento, três equipes da Cemig continuam inspecionando o circuito de 6,5 quilômetros de rede rural de difícil acesso, para localizar e sanar demais falhas causadas pelo impacto de descargas atmosféricas e quedas de árvores sobre a rede.
A companhia ressalta que está envidando todos os esforços para regularizar o fornecimento de energia ao SAAE no menor tempo possível, a fim de minimizar os impactos à população de Sete Lagoas.
Mín. 17° Máx. 27°