Você tem um negócio ou está pensando em começar a trabalhar por conta própria? Seja pelo sonho de empreender ou ainda por necessidade de gerar renda, este é o caminho que muitos brasileiros estão percorrendo. Em 2019, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país ultrapassou a marca de 8 milhões, de acordo com dados do Portal do Empreendedor do governo federal. Em Minas Gerais, já passa de um milhão, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Glauce Luiza, especialista da Aliança Empreendedora, organização sem fins lucrativos que já apoiou mais de 86 mil microempreendedores em todo o Brasil, dá três dicas para microempreendedores impulsionarem seus negócios, faturarem mais e conseguirem mais clientes.
Dica 1: Busque apoio no conhecimento e nos contatos que já tem
“É possível empreender sem fazer cursos extensos ou planos de negócio. Podemos partir de três pontos: quem sou, o que sei e quem conheço. O novo empreendedor precisa identificar seus gostos e paixões, aquilo com o que gostaria de trabalhar. Sugiro levantar aquilo que já sabe fazer, os conhecimentos e experiências que acumulou ao longo da vida. Por fim, listar as pessoas que conhece e que podem auxiliá-lo – familiares e amigos”.
Dica 2: Separe as finanças pessoais das finanças do negócio
“É importante saber qual dinheiro é do negócio e qual dinheiro são para as contas pessoais ou da família. Para o empreendimento crescer, é preciso separar uma porcentagem dos lucros para reinvestir nele mesmo, pagar as despesas que ele gera. O empreendedor pode estabelecer um valor para o próprio salário, assim não perde o controle dessa separação.”
Dica 3: Esteja presente nas redes sociais
“As redes sociais são cada vez mais importantes para empreendedores. Ter um perfil para seu negócio no Instagram ou no Facebook pode fazer toda a diferença para conseguir clientes e aumentas as vendas. Existem medidas simples que podem ser tomadas para os perfis nas redes terem uma aparência mais profissional e transparecerem confiança às pessoas que os visitam.”
Mín. 17° Máx. 26°