Será no dia 15 de agosto, às 18h, no plenário da Câmara Municipal, audiência pública que vai discutir a possível instalação do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar, em Sete Lagoas. A consulta pública atende ao Requerimento nº727/2016, do vereador Caramelo, que há meses vem intermediando junto ao comando da PM a vinda do colégio para o município.
Na oportunidade diversas dúvidas poderão ser esclarecidas, sobretudo sobre os possíveis imóveis que poderão abrigar a unidade de ensino, sem prejuízo a alunos ou profissionais que porventura estejam em escola já em funcionamento na cidade.
“As negociações estão adiantadas, mas sua instalação depende exclusivamente da vontade da população. Precisamos esclarecer os benefícios dessa instituição em nosso município, que são vários. Não podemos perder essa oportunidade de debater e conhecer mais sobre o Colégio Tiradentes”, afirmou o vereador Caramelo, proponente da audiência.
Pelo menos três espaços já foram oferecidos para a instalação do colégio. A proposta inicial é de a unidade ocupar um imóvel de uma escola já existente na cidade – em atividade ou não - abraçando alunos e funcionários da instituição. Futuramente a unidade poderia ganhar um novo prédio construído por Parceria Público Privada (PPP).
Quanto ao número de vagas oferecidas, serão divididas: parte destinada para filhos e parentes direto de militares e parte para os alunos que já estão na escola – caso a escolhida seja uma em atividade - e comunidade em geral, que seriam apontados através de realização de prova de seleção.
Sobre o Colégio Tiradentes:
Em 1949, nasceu em Belo Horizonte o Ginásio Tiradentes da Polícia Militar, com o objetivo de oferecer educação escolar aos militares e seus dependentes. Em 1951, o Ginásio Tiradentes foi transformado em “Colégio Tiradentes”, que tem sede à Praça Duque de Caxias s/n., no bairro Santa Tereza. Com o passar dos anos, o Colégio Tiradentes começou a se expandir para diversas cidades do interior de Minas Gerais, decorrente da qualidade do ensino da unidade em Belo Horizonte, evidenciada com a aprovação em massa, nas escolas de ensino superior da Capital. Hoje encontra-se em Juiz de Fora, Barbacena, Governador Valadares, Argentino Madeira, Nossa Senhora das Vitórias, Minas Caixa, Gameleira, Contagem, Betim, Montes Claros, Patos de Minas, Ipatinga, Manhuaçu, Bom Despacho, Lavras, Passos, Teófilo Otoni, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Vespasiano, Divinópolis, Caiçaras e Contagem.
Mín. 14° Máx. 26°