A atual crise financeira não foi desculpa para ofuscar o cenário cultural de Sete Lagoas. A terceira edição do Festival de Inverno, mesmo sem a participação da Universidade Federal de São João Del Rey – UFSJ, foi brilhante, recheada de atrações artísticas e culturais de primeira qualidade para todas as idades.
O evento deste ano homenageou a carnavalesca, grande militante da arte e cultura local e artista plástica Cida Couto, celebrando o centenário do samba brasileiro.
Todas as atividades foram gratuitas e diversificadas: da música africana à clássica, das exposições às artes teatrais. Mas grande novidade da vez foi o lançamento da Bienal do Livro, que arrancou muitos elogios dos que estavam presentes numa Casa da Cultura lotada para o evento, que reuniu diversos escritores da terrinha. Na ocasião, eles puderam declamar trechos de poesias, emocionando a plateia. “Foi um misto de sensibilidade, beleza e criatividade”, observa a vendedora Elisa Bonfim, apaixonada por literatura.
Em seguida foi realizada a exposição de livros na Galeria Myralda. “Não imaginava que Sete Lagoas tinha tantos escritores assim, e de tanta qualidade. Sinceramente, me surpreendeu”, conclui Jonathan Araújo.
A Bienal do Livro surgiu através do Anteprojeto de Lei de autoria do vereador Caramelo, que foi sancionado como Lei pelo Executivo no final de 2015. De acordo com o vereador, ter participado do lançamento da Bienal, foi ver um antigo sonho tomar formas e tornar-se realidade. “Foi motivo de grande alegria para mim. Esse é sem dúvidas um ganho de extrema relevância no âmbito da cultura e educação para a nossa querida Sete Lagoas. Parabenizo aos organizadores, profissionais competentíssimos, e agora aguardo ansioso pelo lançamento oficial da Bienal do Livro em 2017”, avalia Caramelo.
Autores que abrilhantaram a Bienal do Livro:
Arnaldo Devianna
Carlito Alves Rodrigues
Dulcineia Antoniazzi Nepomuceno de Almeida
Geraldo Elisio Machado Lopes
Janice França
Jéssica Altíssimo
João Valadares
José Augusto Faria de Sousa
Maria Amélia Thomaz
Wanderlei Guedes da Silva
Mín. 16° Máx. 23°