Domingo, 24 de Novembro de 2024
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Educação Educação bilíngue

Quais os benefícios da educação bilíngue em um mundo globalizado?

Entenda como o ensino bilíngue pode contribuir para o sucesso do aluno e torná-lo protagonista do seu próprio aprendizado

26/09/2019 às 14h55
Por: Redação Fonte: Agência de Comunicação Cambridge Assessment International
Compartilhe:
Imagem ilustrativa do Google
Imagem ilustrativa do Google

Em todo o mundo, estima-se que pelo menos metade das pessoas fale, no mínimo, dois idiomas. Porém no Brasil, um estudo levantado pelo British Council apresenta que apenas 5% da população brasileira consegue se comunicar em inglês – e destes, apenas 1% apresenta algum grau de fluência. A educação bilíngue oferece aos alunos a oportunidade de melhorar seu acesso ao ensino superior, se profissionalizar no exterior ou melhorar suas perspectivas de emprego no futuro, bem como aprimorar o seu desenvolvimento cognitivo.

Em um mundo globalizado, a educação bilíngue pode ser uma das principais vantagens que os pais podem proporcionar aos filhos. Cambridge Assessment International Education, por exemplo, é o maior fornecedor mundial de educação internacional e seus programas são utilizados em todo mundo em contextos multilíngues. A Jornada Cambridge (Cambridge Pathway) oferece aos estudantes uma trajetória definida para o sucesso educacional dos 5 aos 19 anos de idade. As escolas podem moldar os currículos da maneira que desejam que seus alunos aprendam – com uma ampla variedade de disciplinas e maneiras de oferecê-las. Isso ajuda e encoraja o aluno a descobrir novas habilidades, dando a ele as ferramentas que precisará para uma vida de conquistas na escola, na universidade e no trabalho. Desse modo, o aluno recebe uma educação internacional que une as exigências do currículo nacional com o necessário para um diploma válido no exterior.

"A educação bilíngue amplia as oportunidades de sucesso do aluno, proporcionando novos caminhos para sua vida acadêmica, e futuramente, de carreira. Como resultado, o aluno pode conquistar vantagens significativas conforme ingressa no mercado de trabalho, já que sua capacidade cognitiva foi desenvolvida a longo prazo, o que o posiciona um passo à frente na medida em que se torna um cidadão global". Afirma Fabrizio Rossi, Country Manager de Cambridge Assessment International Education para o Brasil.

O que é educação bilíngue?

A educação bilíngue significa que os alunos têm disciplinas escolares típicas – por exemplo, matemática ou geografia – por meio de uma língua adicional (como o inglês) e alguns assuntos através da primeira língua, ou podem ainda estudar o mesmo assunto em dois idiomas. Cambridge International trabalha com escolas do mundo todo e ministérios de educação para garantir que os programas se encaixem nos requisitos nacionais. Os métodos de ensino bilíngues variam, mas a flexibilidade da abordagem de Cambridge International significa que os alunos podem trabalhar na obtenção de uma qualificação internacional em inglês enquanto seguem seu próprio currículo nacional. No Brasil, 29 escolas já utilizam os programas de Cambridge International e oferecem um currículo enriquecido com matérias e atividades para o desenvolvimento integral do aluno em sala de aula.

Quais os desafios da educação bilíngue no Brasil?

O número de escolas internacionais que usam o português e outro idioma como línguas de instrução tem aumentado significativamente nas últimas duas décadas no Brasil. Apenas nos últimos cinco anos, segundo dados da Associação Brasileira de Ensino Bilíngue (Abebi), este crescimento chegou a 10%. No mesmo período, o número de escolas afiliadas a Cambridge International cresceu 300%.

No Brasil, país constituído por povos de origens diversas, o ensino de línguas vem sofrendo inúmeras mudanças ao longo dos anos. Evidencia-se um crescimento significativo de escolas bilíngues e internacionais que têm como línguas de instrução o inglês e o português. A demanda por parâmetros legais nacionais que regulem essas escolas torna-se cada vez mais premente em face do aumento do número dessas instituições e, consequentemente, da necessidade de formação de professores que atuem nesse cenário.

As escolas pelo Brasil que dispõe do programa de Cambridge International têm amplo apoio para os professores como treinamentos, eventos e recursos de ensino e aprendizado para ajudá-los a desenvolver alunos bem-sucedidos e a utilizarem melhores práticas profissionais. As escolas Cambridge International, Cambridge International Schools, fazem parte de uma comunidade global, na qual os professores podem compartilhar conhecimento e ideias. A ideia é que o professor consiga transmitir o seu conhecimento de forma que atenda às exigências dos vestibulares locais e forneça o necessário para que os alunos tenham um aprendizado internacional.

Em 2011, a Itália introduziu reformas educacionais que tornaram uma exigência que as escolas estaduais ensinem, no mínimo, uma matéria em outro idioma. Cambridge International está atualmente envolvida em um projeto de reforma educacional nacional de longo prazo no Cazaquistão que inclui a introdução de programas de estudo bilíngues. Da mesma forma, juntamente com o governo do Egito, Cambridge desenvolveu e entregou um sistema educacional bilíngue inovador para alunos de escolas estaduais. No Cazaquistão e no Egito, a meta das reformas e desenvolvimentos educacionais é equipar os jovens com conhecimentos e habilidades necessárias para competirem em uma economia global.

Em 2018 no Brasil, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), o número de escolas bilíngues no Rio de Janeiro subiu de 10 para 25 unidades, com a inclusão de dois novos idiomas: francês e alemão. Ainda segundo a SME, a meta para este ano é dobrar o número de escolas bilíngues da rede, que passaria a contar com 50 unidades desse tipo. Cambridge International acredita que o ensino internacional seja o futuro tanto no âmbito privado, quanto para as escolas de ensino público brasileiro.

Ao longo dos anos, com uma educação bilíngue de qualidade, os alunos aprimoram suas habilidades e passam por diversos exames de reconhecimento internacional. Ao fim do ensino médio, esses jovens estão preparados para o mundo, com um currículo internacional compatível com o sistema de ensino brasileiro e aceito em diversas universidades ao redor do mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h09 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 23°

Seg 23°C 15°C
Ter 26°C 15°C
Qua 26°C 18°C
Qui 29°C 18°C
Sex 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio