A Cervejaria Ambev apresenta o Save Energia (SaveE), uma plataforma online e gratuita para ajudar outras empresas de Minas Gerais e diversas regiões do Brasil a reduzirem o consumo de energia elétrica em suas operações. O programa compartilha boas práticas acumuladas pela cervejaria que, nos últimos oito anos, diminuiu seu índice de consumo de energia em 13%.
O passo a passo é muito simples: a empresa se cadastra na plataforma, responde algumas perguntas sobre a sua operação e recebe um diagnóstico do seu consumo de energia. Em seguida, a ferramenta gera um plano de ação personalizado para a realidade da companhia, com tarefas e orientações claras para economizar. A partir disso, a empresa pode monitorar periodicamente os resultados e estabelecer metas de redução.
“Decidimos compartilhar nossos conhecimentos em gestão de energia elétrica porque entendemos que não se constrói um mundo melhor sozinho e, desta forma, todos ganham: as empresas, cujas operações se tornam mais econômicas, e o meio ambiente”, afirma Wellington Catosso, especialista de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev. “Nós somos apaixonados por duas coisas: cerveja e sustentabilidade. Estamos sempre de olho em oportunidades para melhorar nossos processos e nossa eficiência” continua o executivo.
Desde 2010, a companhia reduziu em 13% o seu consumo de energia na produção de cervejas, refrigerantes, sucos e outras bebidas. O resultado é fruto de ações e projetos de melhoria e recuperação de equipamentos com foco em eficiência energética. Uma das principais estratégias da Cervejaria Ambev foi a criação de um manual de Eficiência Energética que contém atividades e procedimentos padronizados que são implementados nas cervejarias. As empresas que se cadastrarem no SaveE terão acesso a esse conhecimento. Um exemplo de prática é a substituição de 20 mil luminárias de vapor metálico por LED, o que gerou economia média de 60% na iluminação.
O SaveE foi inspirado em outro programa da Cervejaria Ambev, o SAVEh (Sistema de Autoavaliação da Eficiência Hídrica). Desde 2016, a iniciativa compartilha conhecimentos sobre gestão de água com outras empresas, também de forma gratuita e em uma plataforma online. Já são cerca de 160 companhias cadastradas, que reduziram seu consumo de água em uma média de 18% no último ano.
“Com o sucesso do SAVEh, percebemos que a mesma iniciativa poderia ser aplicada em outras frentes da cervejaria. Esperamos reproduzir os bons resultados”, explica Catosso. “Estruturamos o SaveE para ajudar as empresas, que podem adquirir conhecimento, implementar e monitorar os resultados em um mesmo lugar. Nossa expectativa é expandir as possibilidades dentro da plataforma, oferecendo cada vez mais conteúdo”, conclui o executivo.
O SaveE já está no ar e para acessar basta entrar no site: www.savee.ambev.com.br
Meta energética para 2025
Todos na Cervejaria Ambev compartilham o mesmo sonho: unir as pessoas por um mundo melhor. Para chegar lá, foram estabelecidas quatro metas socioambientais que devem ser cumpridas até 2025. Uma delas é que 100% da eletricidade comprada pela cervejaria deve ser advinda de fontes renováveis, além de reduzir as emissões em 25% na cadeia de valor. Para ajudar a atingir este objetivo, a cervejaria anunciou que vai inaugurar 31 usinas solares em todo o Brasil até março de 2020. As plantas vão produzir energia o suficiente para abastecer todos os 94 centros de distribuição direta (CDD) que a companhia mantém no país. A implementação dos parques, que contarão com mais de 50 mil painéis solares e capacidade de geração de 2.600MWh por mês, evitará que mais de 2,9 mil toneladas de CO2 sejam emitidas anualmente, o que corresponde à retirada de 744 mil carros das ruas no mesmo período.
Além disso, a Cervejaria Ambev possui atualmente uma parceria com a Volkswagen Caminhões & Ônibus para realizar testes do primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido no Brasil, o E-Delivery. Até 2023, mais de 1/3 da frota que atende às operações da Cervejaria Ambev será composta por veículos do tipo, ou seja, serão mais de 1.600 caminhões elétricos rodando pelo Brasil. Com isso, mais de 30,4 mil toneladas de carbono deixarão de ser emitidas por ano.
Mín. 17° Máx. 26°