A estreia do Sada Cruzeiro no Campeonato Mineiro masculino de vôlei, nesta quinta-feira, contou com algumas novidades e outras histórias repetidas. O resultado final, contra o Lavras Vôlei, foi o que a torcida se acostumou a ver nos últimos anos com triunfo por 3 a 0 (25/19, 25/18 e 25/22). A partida foi realizada no ginásio da Unifemm, em Sete Lagoas, e foi vista de perto por centenas de crianças e adolescentes da Escola Unifemm Sada Vôlei, que funciona na cidade atendendo a quase 400 jovens com aulas gratuitas da modalidade. O encontro teve caráter solidário com os ingressos sendo trocados por 1kg de alimento. A arrecadação foi destinada ao Hospital Nossa Senhora das Graças, que fica na cidade da região central de Minas Gerais. Com a derrota, o Lavras seguem sem pontuar na competição, tendo vencido apenas um set em três jogos realizados.
O Cruzeiro soma os primeiros pontos e a boa atuação foi a credencial para o que pode ser demonstrado, principalmente quando o elenco estiver completo. O destaque da partida foi o ponta Filipe, que mostrou muita vitalidade nas viradas de bola para mostrar que vai estar na briga de titular na temporada. Do lado do Lavras, também ponta Lazaro honrou as tradições cubanas com grande capacidade no ataque, mostrando um potencial que tem muito ainda para crescer.
As ausências foram do levantador Cachopa e dos centrais Isac e Pingo estão no Chile com a seleção brasileira para a disputa do Sul-Americano, assim como o técnico Marcelo Mendez, que comanda a Argentina. O oposto Evandro, com dores na panturrilha e o ponta Rodriguinho, com incômodo no ombro, ficaram de fora.
Quem ganhou chance, correspondeu. O central Otávio, o líbero Lukinha, e o levantador Rodriguinho, que fizeram sua primeira partida com a camisa azul, não sentiram o peso da estreia, dando uma boa carta de apresentação. Quem terá que esperar um pouco para atuar diante da torcida será o ponta argentino Facundo Conte, que foi relacionado, mas acabou não entrando em quadra. No sábado, a missão por mais três pontos promete ser dura para os celestes, que vão até Montes Claros enfrentar o América. O Coelho divide a liderança do campeonato com o Fiat Minas após dois jogos e duas vitórias.
Sem nada a perder, o Lavras começou a partida forçando o saque e sendo agressivo no ataque, sem receio de se arriscar. A postura do time do Sul de Minas incomodou os donos da casa, que tiveram dificuldades na recepção. Foi com o ataque correspondendo, principalmente com Filipe e Luan, que o Cruzeiro pressionou o Lavras para abrir pequena vantagem, que foi aberta na reta final da primeira parcial. No segundo set, o Cruzeiro deslanchou no placar, abriu um 16 a 9, antes de diminuir o ritmo. O Lavras aproveitou para encostar, mas já era tarde demais.
No último set, o jovem oposto Oppenkoski, de 19 anos, ganhou minutos de quadra no lugar de Luan. Mostrando serviço diante do time que vai defender em breve, ele contribuiu nos ataques e saques, deixando claro seu potencial que estará, em breve, a favor do time do Sul de Minas. Sem querer dar chance para o adversário, o Cruzeiro começou forte a terceira etapa, quando abriu boa margem, contando com erros do adversário. Mesmo sem a mesma margem da parcial anterior, a diferença do time celeste no placar foi mantida até os últimos instantes, encaminhando uma vitória para tirar a ansiedade da estreia das costas, já de olho na liderança que pode vir no jogo da próxima rodada.
Escalações:
Sada Cruzeiro: Rodriguinho, Luan, Otávio, Bruno, Filipe, Davi Luiz e Lukinha. Entraram: Matias, Álvaro, Oppenkoski. Técnico: Beto Martelete
Lavras: Lucas Salim, Luis Henrique, Guilherme, Pietro, Lucas, Lazaro e Pedro Henrique. Entraram: Luca, Vitor, Vicenzo, Bruno, Marcos Vinicius. Técnico: Paulo Anchieta
Confira a tabela completa do Campeonato Mineiro masculino de vôlei
1º Circuito – Sede: Ginásio Newton Faria/Goiás
29/8 - 20h - Anápolis 3 x 0 Uberlândia/Gabarito/Start Química
30/8 - 20h - América Vôlei 3 x 0 Uberlândia/Gabarito/Start Química
31/8 - 17h - Anápolis 0 x 3 América Vôlei
2º Circuito - Sede: Arena Praia/Uberlândia
4/9 – 20h - Uberlândia/Gabarito/Start Química 3 x 1 Lavras Vôlei
5/09 – 20h - Fiat/Minas 3 x 0 Lavras Vôlei
6/9 – 19h - Uberlândia/Gabarito/Start Química 0 x 3 Fiat/Minas
3º Circuito - Sede: Ginásio Riacho/Contagem, UNIFEM/Sete Lagoas e Tancredo Neves/Montes Claros
12/9 - 20h - Sada Cruzeiro 3 x 0 Lavras Vôlei (Sete Lagoas)
24/10 - 20h - Lavras Vôlei x América Vôlei (Contagem)
14/9 - 20h - Sada Cruzeiro x América Vôlei (Montes Claros)
4º Circuito - Sede: Ginásio Tancredo Neves/Montes Claros
19/9 - 20h - América Vôlei x Anápolis Vôlei
20/9 - 20h - Fiat/Minas x Anápolis Vôlei
21/9 - 17h - América Vôlei x Fiat/Minas
5º Circuito - Sede: Ginásio UFLA/Lavras
26/9 - 20h - Lavras Vôlei x América Vôlei
27/9 - 20h - Fiat/Minas x América Vôlei
28/9 - 20h - Lavras Vôlei x Fiat/Minas
6º Circuito - Sede: Arena Minas/Belo Horizonte
3/10 - 19h30 - Fiat/Minas x Sada Cruzeiro
4/10 - 19h30 - Sada Cruzeiro x Anápolis
5/10 - 19h30 - Fiat/Minas x Anápolis
7º Circuito - Sede: Ginásio Newton Faria/Goiás e Riacho/Contagem
7/10 - 20h - Anápolis x Lavras Vôlei (Anápolis)
9/10 - 20h - Anápolis x Sada Cruzeiro (Anápolis)
22/10 - 20h - Lavras Vôlei x Sada Cruzeiro (Contagem)
8º Circuito - Sede: Arena Praia /Uberlândia e Ginásio Newton Faria/Goiás
8/10 - 20h - Anápolis x Lavras Vôlei (Anápolis)
19/10 - 17h - Uberlândia/Gabarito/Start Química x Anápolis (Uberlândia)
20/10 - 10h - Uberlândia/Gabarito/Start Química x Lavras Vôlei (Uberlândia)
9º Circuito - Sede: Riacho/Contagem, Arena Praia/Uberlândia e Tancredo Neves/Montes Claros
24/9 – 20h - Uberlândia/Gabarito/Start Química x Sada Cruzeiro (Uberlândia)
25/10 - 20h - América Vôlei x Sada Cruzeiro (Contagem)
29/10 - 20h - América Vôlei x Uberlândia/Gabarito/Start Química (Montes Claros)
10º Circuito - Sede: Arena Praia/Uberlândia, Arena Minas/BH e Divino Braga/Betim
25/9 – 20h - Sada Cruzeiro x Uberlândia/Gabarito/Start Química (Uberlândia)
9/10 – 19h30 - Fiat/Minas x Uberlândia/Gabarito/Start Química (Arena Minas)
29/10 - 20h - Sada Cruzeiro x Fiat/Minas (Betim)
Semifinais e finais serão nos dia 1 e 2 de novembro, no Ginásio Divino Braga, em Betim
Mín. 16° Máx. 23°