“Salão de Artes Tiradentes Grão Prior da Liberdade”. Esse é o nome da primeira exposição a ocupar o novo prédio da Câmara Municipal de Sete Lagoas. As obras que ilustram parte da vida e história de Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, poderão ser vistas no hall de entrada do Legislativo, próximo à entrada do Plenário Deputado Wilson Tanure, até o primeiro dia de novembro.
A mostra é o resultado de um trabalho desenvolvido pelo Priorado dos Inconfidentes que tem como um dos objetivos promover a divulgação dos feitos dos inconfidentes/conjurados, por todo território nacional, através de palestras e convenções. O primeiro vice-presidente, Pr. Alcides (PP), foi quem intermediou para que o público pudesse apreciar o trabalho que foi desenvolvido, em sua maioria, por artistas de Sete Lagoas.
A exposição foi inaugurada na sexta-feira (06) após sessão no plenário onde o Grão Prior do Priorado dos Inconfidentes, Gladstone Lopes, ao lado da chanceler comendadora, Fabiana Frederighi, e dos vereadores entregaram homenagens aos autores das obras que estão expostas na sede da Câmara. Além de Pr. Alcides, os vereadores Renato Gomes e Rodrigo Braga (PV) prestigiaram a sessão.
Um dos quadros homenageia o historiador, advogado e jornalista Márcio Vicente Silveira Santos que contou, em livro, a passagem de Tiradentes por Sete Lagoas durante pouco mais de um ano. Para Pr. Alcides, “é uma felicidade ter sido o responsável por viabilizar a instalação de tão relevante trabalho. É importante que mantenhamos viva a história ainda mais porque Tiradentes viveu em Sete Lagoas por um tempo e pouca gente sabe”.
Figura máxima do Priorado, o Grão Prior Gladstone explica que a pretensão é “fomentar, aqui em Sete Lagoas, o comando militar do Alferes Xavier que foi de 1780 a 1781. É uma passagem de Tiradentes que não é falada. Ele esteve aqui durante um ano, três meses e um dia. Foram muitas coisas que ele fez aqui. O intuito é resgatar o homem Joaquim, o Alferes de cavalaria da tropa paga e o herói nacional aqui em Sete Lagoas”.
A coordenadora da Escola do Legislativo, procuradora Maria Inês Lana, falou da “alegria que o Priorado está nos concedendo pela primeira exposição em nossa sede”. Renato Gomes valorizou a importância de o Legislativo “abrir as portas para que a população tenha fácil acesso a um trabalho tão rico”. E Rodrigo Braga usou a frase “que é importante conhecer o passado para entender o presente e prever o futuro”, para destacar o trabalho.
Mín. 17° Máx. 23°