Há exatamente 1 ano e 8 meses, iniciava-se em Sete Lagoas um “tal de PELC”. Aos olhos da população, seria só mais um programa para crianças e pronto. Mas em um curto espaço de tempo essa ideia mudou e o Programa de Esporte e Lazer da Cidade já dominava o município, enraizado nos 4 cantos de Sete Lagoas.
O PELC é um programa custeado pelo governo Federal e gerido pelo município. Trabalha com crianças, jovens, idosos, homens e mulheres e pessoas com deficiência. Constituído de oficinas divididas entre diversas modalidades, podemos destacar o balé clássico, o Muay Thai, Parkour, Jiu Jitsu, Karatê,as aulas de música como canto, violão, as danças como dança de salão e até os esportes mais comuns como futebol, futsal às pinturas em tecidos, maquiagem e artesanato.
O objetivo do Programa é promover o lazer por meio do esporte a fim de contribuir para equidade social, garantindo o direto ao esporte e lazer, além de dar-lhes a oportunidade de aprendizado, interação e inclusão.
O PELC, hoje, beneficia mais de 6 mil pessoas em toda a cidade, que estão inscritas em um, dos mais de 10 núcleos e/ou 22 subnúcleos em locais estratégicos da Cidade.
Na última sexta-feira, 30, o núcleo Serrinha se apresentou na Casa da Cultura, orla da Lagoa Paulino no centro de Sete Lagoas, números de teatro, cotação de histórias e dança de salão, arrancando como sempre, aplausos e lágrimas de emoção dos que tiveram o privilégio de assistir aos artistas.
Todavia, de acordo com o contrato firmado junto ao governo Federal, que nada mais é do que parte da legislação adjacente ao programa, o “xodó” da população se encerra no dia 10 de outubro e por esse motivo, as crianças se reuniram na praça da feirinha do centro (Pça. Dom Carmelo Mota) e realizaram a “Tenda do PELC”, onde teve desenhos livres e pintura facial.
O prefeito Duílio de Castro esteve presente nos dois eventos, quinta e sexta-feira e disse que o Ministério da Cidadania já está analisando a possibilidade de um novo edital para a continuação do PELC, que a resposta virá até outubro e que há com certeza um grande interesse do município em adotar o programa. “Todos conhecem a nossa realidade, mas faremos o que for possível pra não parar.” Concluiu o prefeito municipal.
Mín. 16° Máx. 23°