Foi com poeira, amor, sonhos e muito desejo de manter as ‘tradições folclóricas juninas’, que nasceu a Pueirinha, em uma terça-feira do dia 13 de junho de 1989 no bairro do Carmo, em Sete Lagoas. Com muitas cores, brilhos e, claro, música, 30 anos depois, o Grêmio Recreativo de Quadrilha Pueirinha foi homenageado pela Câmara Municipal pelo aniversário, nessa quinta-feira (29). O nome faz referência à poeira que subia quando os primeiros integrantes ensaiavam os passos iniciais.
Quem requereu a Sessão Solene para celebrar o grupo foi o presidente do Legislativo, Cláudio Caramelo (PRB). “Com muito prazer a gente abre o plenário essa noite para homenagear vocês e agradecer por tudo que fazem pela cidade. Essa noite é para agradecer e fazer uma justa homenagem por tudo que vocês representam”, disse na abertura.
O fundador Márcio Vaz Fernandes e a atual vice-presidente do grupo, Márcia Aparecida, foram homenageados com uma placa que foi entregue por Caramelo, o vereador Gilson Liboreiro (PSL) e a secretária de Educação Roselene Alves. “Não sei como agradecer a Câmara”, disse Márcio. “Muito feliz em levar o folclore e a tradição das festas juninas adiante. Isso me engrandece. Meu sonho hoje foi realizado com esse reconhecimento”, completou sem esconder a emoção.
Apoiador do grupo, Gilson Liboreiro disse que “espero que estejamos aqui para homenagear a Pueirinha com 40, 50, 60 anos”. O vereador valorizou o trem de ferro que é tema da quadrilha deste ano. Representando o prefeito, a secretária Roselene se colocou à disposição e antecipou o convite para o grupo participar das festividades do próximo aniversário da cidade. “Serão, com certeza, nossos convidados de honra”, disse.
Histórico Pueirinha
No início era apenas um grupo de pessoas dançando por diversão, mas ao longo dos anos o grupo cresceu e ganhou as principais competições de danças de Sete Lagoas. Chegou no apogeu dos concursos de danças do estado de Minas Gerais, o famoso Arraial de Belo Horizonte. Com 45 integrantes sendo 32 dançarinos o grupo está presente todos os anos nas principais quadrilhas de Minas.
Mín. 16° Máx. 23°